Geral

Comunidade da Zona Norte protesta por reformulação no acesso ao bairro Santa Fé

Um protesto cobrando agilidade na reformulação do acesso ao bairro Santa Fé, na Zona Norte de Caxias do Sul, reuniu cerca de 50 pessoas na manhã desta quarta-feira, dia 20. A obra, no km 141 da RSC-453, tem recursos liberados pelo Governo Federal até a metade de 2018 e depende de ajustes no projeto para ser executada.

Protesto inciou por volta das 8h desta quarta-feira (Foto: Maicon Rech/Grupo RSCOM)

O presidente do bairro Canyon e do Conselho Local de Saúde da Zona Norte, Marciano Correa da Silva, afirma que a comunidade reivindica uma solução para o trecho há 20 anos. Ele teme que a abertura da Unidade de Pronto Atendimento da Zona Norte faça com que o local fique ainda mais perigoso. “Já socorri vários acidentes que ocorreram aqui. Então a gente está apavorado com isso aqui. Nós não queremos mais acidente”, implora.

Correa ainda disse que o protesto é direcionado ao governo do estado, uma vez que a prefeitura de Caxias do Sul demonstrou interesse em dar segmento à obra, mas o Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer) pediu ajustes no projeto e atrasou o início do trabalho. “O prefeito está lutando, mas se não tem verba como que o prefeito vai fazer. A nossa reivindicação é junto ao governo do estado”, explica.

Trecho acumula acidentes nos últimos anos. (Foto: Maicon Rech/Grupo RSCOM)

O presidente da União das Associações dos Bairros, Waldir Walter, defendeu que o protesto também teve com objetivo repudiar as atitudes recentes do prefeito Daniel Guerra, que solicitou uma série de imóveis cedidos à UAB e outros centros comunitários. “Hoje a gente não tá só pela rotatória. Todos os movimentos sociais estão aqui presentes, já que o governo municipal quer desmontar todo o aparato que a gente construiu ao longo destes anos, que são os centros comunitários, o passe livre, a Apae, a Apadev. Então queremos que o governo municipal coloque a mão na consciência e comece a parar de perseguir o pessoal que precisa, o pessoal mais pobre”, afirmou.

O ato ainda manifestou contrariedade à terceirização da Unidade de Pronto Atendimento da Zona Norte, com inauguração marcada para as 10h da manhã desta quarta-feira. Um novo ato cobrando agilidade na construção da rotatória deve ocorrer na quinta-feira, dia 28, quando os manifestantes pretendem trancar a rodovia.

Redação Leouve

Recent Posts

A Cia A Trupe Dosquatro apresenta espetáculo ‘Mundus immundus2’ em Bento Gonçalves

A Cia A Trupe Dosquatro volta à cena com o espetáculo Mundus immundus2 naUCS -…

28 minutos ago

Morador critica retirada de parada de ônibus no bairro Fenavinho, em Bento Gonçalves

Sem abrigo e com horários reduzidos, Seu Batista cobra retorno da estrutura e esclarecimentos da…

30 minutos ago

Leão XIV: Quem é Robert Francis Prevost, o papa escolhido para liderar a Igreja Católica

Nascido em 1955 em Chicago, Prevost também tem nacionalidade peruana por ter vivido por quase…

55 minutos ago

Ação integrada prende traficante e apreende 38 kg de maconha em São Marcos

Investigação, que ainda cumpriu três mandados de busca e apreensão, foi realizada pela Brigada Militar…

1 hora ago

Cardeal norte-americano é escolhido o novo papa

Robert Prevost, 69 anos, escolheu o nome de Leão XIV é o 267º líder da Igreja…

2 horas ago

1º Festival de Balonismo e Manobras Radicais de Caxias do Sul ocorre em agosto

Evento será nos dias 1, 2, 3, 8, 9 e 10, no Parque da Festa…

3 horas ago

This website uses cookies.