Geral

Complexo Dal Bó e Represa Samuara permanecem em situação de risco em Caxias do Sul

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) informou nesta quinta (2) que, apesar de uma redução de 40 centímetros no nível do Complexo Dal Bó, em Caxias do Sul, verificado no início da noite, o alerta de risco de rompimento da barragem ainda está em vigor. Famílias residentes nas proximidades devem manter-se fora da área de risco até novo aviso. O assunto foi tema de entrevista coletiva concedida pelo prefeito Adiló Didomenico.

Segundo o presidente do Samae, Gilberto Meletti, o nível do Complexo Dal Bó subiu rapidamente, mobilizando as equipes da autarquia a realizarem a manobra de abertura das comportas. “Chegamos a operar com 100% da comporta aberta, fato inédito. O máximo aberto até hoje havia sido de 35%. Mesmo assim, o nível ainda não baixava. Foi um volume muito grande de água e um fato preocupante”. Um novo boletim sobre a situação deve ser emitido na manhã desta sexta (3).

Samuara – A preocupação não se limita ao Complexo Dal Bó. A Represa Samuara também está sob alerta, apresentando sinais alarmantes desde a última segunda (29). A ausência de um barramento convencional, com a própria cabeceira da pista funcionando como tal, torna a situação ainda mais crítica.

Na terça (30), as seis famílias incluídas no plano de segurança das barragens da área do Samuara foram alertadas sobre o possível rompimento. O estado do asfalto no entorno da represa intensificou o alerta, com sinais visíveis de deterioração ao final da tarde de hoje.

Já a Represa Samuara apresenta riscos de rompimento, conforme Meletti. “A barragem de terra foi feita há 70 anos e, apesar de ter uma via larga, as águas transbordaram. Inclusive houve rompimento de parte do asfalto e isso nos preocupa. Por isso, muitos técnicos estão monitorando e também estivemos nas residências próximas, seis moradias que precisam ser evacuadas”.

O Samae reitera a importância da precaução e da prontidão para evacuação em caso de emergência. Equipes especializadas continuam monitorando ambas as represas, buscando garantir a segurança da população local. Novas atualizações serão divulgadas conforme a evolução da situação.

Alice Corrêa

Apaixonada pela comunicação. Além de comunicadora, também possui conhecimento amplo de operações técnicas em rádio e televisão, que foi seu primeiro contato com a comunicação. Atualmente no Grupo RSCOM atua como repórter e apresentadora na Rádio Viva, além de produzir conteúdos para o Portal Leouve e suas plataformas digitais.

Recent Posts

Mensagem do dia: Confie em Deus

Só Deus pode restaurar o que se quebrou em sua vida, só o amor de…

3 minutos ago

Como agir se um tatu for cavar no seu gramado

Quem tem jardim ou gramado bem cuidado sabe o quanto é frustrante encontrar buracos espalhados…

5 horas ago

O que significa ver uma coruja durante o dia no telhado de casa

Ver uma coruja durante o dia, especialmente pousada no telhado de casa, costuma despertar surpresa…

5 horas ago

Como tirar cheiro de alho da tábua de madeira com 1 ingrediente simples

Sabe aquele aroma de alho que insiste em ficar na tábua de madeira mesmo depois…

5 horas ago

4 erros que atrapalham o florescimento da maranta-riscada e como resolver

Você cuida da sua maranta-riscada com carinho, mas as flores nunca aparecem? A frustração é…

5 horas ago

Yucca amarelando? Descubra 4 causas e como salvar sua planta escultural

Se a sua yucca, também conhecida como yuca-pé-de-elefante ou mandioca-brava, está com folhas amareladas, não…

5 horas ago

This website uses cookies.