Geral

Comitiva da Serra Gaúcha vai a Brasília em busca de recursos para a região

Um grupo formado por prefeitos e representantes de entidades de classe da Serra Gaúcha embarca, neste final de semana, para a capital federal. Em Brasília, a comitiva apresentará as principais demandas da região e buscará recursos de Brasília para que se concretizem. São esperados diversos encontros entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março. Dentre eles com a Ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e com o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB).

A comitiva será recepcionada pelos deputados federais da Serra Gaúcha, Denise Pessôa (PT) e Mauricio Marcon (Podemos). Ainda assim, também se encontrará com os senadores Luis Carlos Heinze (Progressistas), Paulo Paim (PT) e Hamilton Mourão (Republicanos).

“Nós vamos nessa comitiva que foi baseada no Projeto da Agenda 2022, onde tivemos muitas entidades que participaram para fazer este trabalho para identificar quais são as prioridades que nós temos aqui na Serra”, comenta o presidente do MobiCaxias, Rodrigo Postiglione, que organizou a ida.

Entre os principais recursos pleiteados está a melhoria na infraestrutura viária, principalmente nas BRs-116, 470 e 285, importantes vias para o escoamento da indústria regional. Além de valores ao Hospital Geral, referência para 49 municípios, bem como a malha ferroviária, com a importante ligação entre Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, com a catarinense Lages. Ainda assim, será debatida a revisão e atualização dos recursos contingenciados do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha.

“Independente da troca de governo [federal], nós temos aqui na nossa região demandas importantes que devem ter continuidade (…). São demandas de extrema importância a serem desenvolvidas e tratadas com o atual governo”, afirma o presidente da Associação das Entidades Representativas de Classe Empresaria Gaúcha (CICS Serra), Elton Paulo Gialdi.

O prefeito de Farroupilha e presidente do Consorcio Intermunicipal De Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga), Fabiano Feltrin (Progressistas), também comentou sobre a ida a Brasília. Conforme ele, é um momento de alinhamento entre entidades, sociedade civil organizada e prefeituras.

“Estaremos em Brasília para uma missão técnica reivindicando situações como o auxílio para os hospitais, o reajusta da tabela SUS e diminuir as filas. E também as questões de infraestrutura (…) que envolve a própria educação, tecnologia, inovação e digitalização“, destaca.

Quem também estará na capital federal é o prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flavio Angst (MDB), na busca de verbas para o futuro porto da cidade, que também trará benefícios à economia da Serra Gaúcha.

Marcos Cardoso

Recent Posts

Homem é preso por posse irregular de arma de fogo em Caxias do Sul

Durante a abordagem, os policiais apreenderam uma espingarda calibre 20, um revólver calibre 38, uma…

5 horas ago

Antes de Collor, Brasil já teve outros oito ex-presidentes presos

Desde a redemocratização em 1988, são três presidentes da República presos

5 horas ago

Felipão é anunciado como coordenador técnico do Grêmio

Felipão havia exercido esta função em 2022, no Athletico-PR, onde também foi treinador simultaneamente e…

6 horas ago

Vereadoras protocolam projeto de lei que reforça a proteção animal em Caxias do Sul

O projeto modifica dispositivos da atual legislação e institui novas diretrizes, como a obrigatoriedade do…

6 horas ago

Motorista que abandonar animais na rua pode ter CNH cassada

Comissão de Viação e Transportes aprovou infração específica para abandono de animais com uso de…

6 horas ago

Veja os resultados das loterias desta sexta (25)

A Caixa Federal sorteou os concursos da Quina, Lotofácil, Dupla Sena, Lotomania e Super Sete

7 horas ago

This website uses cookies.