Geral

Comitiva caxiense busca recursos do PAC, em Brasília, para regularização do Monte Carmelo

Uma comitiva de secretários municipais de Caxias do Sul foi a Brasília (DF) e Porto Alegre para pleitear recursos à regularização fundiária. Na última semana (24 e 25), o secretário caxiense do Urbanismo, Giovani Fontana, esteve na Secretaria de Periferias, dentro do Ministério das Cidades. O tema da conversa foi o loteamento Monte Carmelo e a possibilidade de enquadrá-lo como beneficiário do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Conforme o titular da pasta, Caxias do Sul cumpre todos os requisitos para concorrer aos recursos, menos um deles que é fundamental, que é o de estar relacionada entre as 269 cidades prioritárias para a obtenção, todas capitais e regiões metropolitanas.

“Nós não estamos. A nossa argumentação foi no sentido de que Caxias já é considerada, inclusive por lei, região conurbada da Serra Gaúcha, desde 2020. Nós contamos como se fosse uma região metropolitana da Serra Gaúcha, mais de um milhão de pessoas. Eles desconheciam e disseram que entendem ser uma argumentação plausível”, explicou.

A deputada Denise Pessoa, procurada pelo secretário e pelo procurador, serviu como interlocutora junto ao Ministro das Cidades, Jader Filho, para o encaminhamento do tema na sequência. Fontana acredita que o município conseguirá obter recursos a fundo perdido via PAC.

“Estamos pleiteando mais de 90 milhões. Será indispensável para avançar com a infraestrutura do núcleo Monte Carmelo. Sem isso, nós não vislumbramos solução, porque o município não tem condições econômicas para sustentar um projeto dessa envergadura”, explicou.

A documentação necessária solicitada pelo ministro das Cidades será enviada para a Brasília, para o Ministério apreciar, na próxima semana. Ainda de acordo com Fontana, o projeto apreciado pelos técnicos da Secretaria Nacional de Periferias foi desenvolvido a partir de iniciativa voluntária da comunidade do Monte Carmelo, que contratou a Balen Regularizações para realizar os levantamentos técnicos do processo.

Altos de Galópolis e Morro Alto

Já nesta semana (30), em uma comitiva puxada pelo prefeito Adiló Didomenico, a equipe da gestão caxiense se reuniu com o secretários estaduais da Casa Civil, Artur Lemos, e da Habitação e Regularização Fundiária, Fabricio Peruchin.

A pauta foi duas áreas – Altos de Galópolis e Morro Alto – que pertencem ao Estado, e abrigam loteamentos irregulares com mais de mil famílias. Duas ações civis públicas correm desde 2015. A Intenção da comitiva é, segundo a prefeitura, buscar uma solução de consenso, da suspensão das ações e contrapartidas que auxiliem ao Município integrar os R$ 90 milhões para a infraestrutura restante (drenagem, iluminação, pavimentação e esgotamento).

Conforme a administração municipal, R$ 3 milhões já foram destinados para colocação de rede de água. Ficou acertada a aproximação das equipes de regularização do Município e do Estado para conversas mais apuradas a respeito do tema.

Foto: Nabor Goulart/Divulgação

 

Luca Roth

Recent Posts

Confusão entre vizinhos por cão e gato termina com homem baleado em Caxias do Sul

Ocorrência foi registrada no bairro Campos da Serra; O suspeito de atirar fugiu e o…

25 minutos ago

Intenção de consumo de famílias gaúchas tem menor índice desde 2020

O índice que mede a Intenção de Consumo das Famílias Gaúchas (ICF-RS) registrou 57,4 pontos…

31 minutos ago

Após fraude no INSS, Lupi pede demissão do Ministério da Previdência

Atual secretário-executivo da pasta, Wolney Queiroz assume cargo

1 hora ago

Campanha para vacinar jovens de 15 a 19 anos contra o HPV começa na segunda-feira (5) em Caxias do Sul

Para tomar a vacina é necessário ser morar no Município e nunca ter tomado a…

2 horas ago

Veja os resultados das loterias desta sexta (02)

A Caixa Federal sorteou os concursos da Quina, Lotofácil, Dupla Sena, Lotomania e Super Sete

2 horas ago

Bento Gonçalves vira palco do ciclismo mundial amador pela terceira vez neste domingo (4)

3ª edição do Gran Fondo New York no município reúne atletas de mais de 10…

2 horas ago

This website uses cookies.