Geral

Comenda Medalha Zumbi dos Palmares é entregue em Caxias do Sul

Referências na promoção da cultura negra e na defesa dos direitos humanos, a ex-servidora pública Elza da Silva Braz e o líder religioso Saul de Medeiros foram agraciados com a Comenda Medalha Zumbi dos Palmaras. Ambos receberam a distinção em sessão solene da Câmara Municipal de Caxias do Sul, realizada na noite desta quinta-feira (18/11), no plenário da Casa. O 2º vice-presidente do Legislativo caxiense, vereador Zé Dambrós, conduziu os trabalhos.

Coube ao vereador Lucas Caregnato fazer a manifestação oficial do Parlamento, a partir da tribuna. Depois de traçar breves panoramas das trajetórias dos homenageados, ele enalteceu o papel de ambos, na defesa da negritude e na luta por uma sociedade mais justa e igualitária. Após receberem a distinção, Elza e Saul agradeceram pela honraria e demonstraram disposição em seguirem lutando em prol dos princípios que justificaram a comenda.

Ambos foram indicados pelo Conselho da Comunidade Negra de Caxias do Sul (Comune) e pelas bancadas partidárias da Casa. Os nomes obtiveram aprovação unânime dos vereadores, através do requerimento 63/2021, de autoria da Mesa Diretora, presidida pelo vereador Velocino Uez. Instituída pelo decreto legislativo 174/A, de 4 de outubro de 2005, a partir de proposição do ex-vereador Edson da Rosa, a medalha homenageia, a cada dois anos, pessoas que tenham se destacado na defesa dos direitos humanos e da cidadania, no combate à discriminação e ao preconceito, entre outras formas de inclusão social.

Os homenageados

Natural de Cambará do Sul, Elza da Silva Braz tem 82 anos, é mãe de seis filhos, e durante 30 anos trabalhou como servidora pública, fazendo merenda escolar. Realizou trabalhos comunitários, como solicitação de asfalto e sinalização, e fundação de grupos de convivência, através da Associação do Bairro Fátima Alta. Atuou em diversas lutas junto ao CPERS (Sindicato de Professores do Estado do Rio Grande do Sul), e em prol dos negros, especialmente das mulheres negras, trabalhadores e menos favorecidos.

Saul de Medeiros é presidente da Associação de Umbanda Caxias e uma reconhecida liderança religiosa em nível municipal e estadual. Atua em promoção e defesa das religiões de Matriz Afro-Brasileiras, sobretudo, pelo zelo da liberdade de expressão de fé, e combate a discriminação e preconceito sofrido pelos praticantes de religiões de origem afro. Saul tem contribuição direta na implementação do Reino dos Orixás e na construção do Monumento ao Orixá Ogum, em Caxias do Sul.

Fábio Carnesella

Jornalista com pós graduação em comunicação digital. Atua no jornalismo desde 2002, com passagens por diversos emissoras da serra gaúcha. Assessor de imprensa na Câmara dos Deputados e Diretor de Comunicação da Prefeitura de Flores da Cunha.

Recent Posts

Com nova queda de R$ 0,16, Petrobras reduz preço do diesel para distribuidoras

Com a mistura obrigatória de 90% de diesel A e 10% de biodiesel, o preço…

4 horas ago

Mais da metade dos pequenos negócios ainda não se reergueu totalmente após enchentes no RS

É o que mostra a Pesquisa de Impacto 2025 – Eventos Climáticos, conduzida pelo Sebrae…

5 horas ago

Lançamento exclusivo marca a presença da Cooperativa Vinícola Aurora na da Wine South America

O espumante Gioia Sur Lie Rosé D.O. Altos de Pinto Bandeira será atração numa feira…

5 horas ago

Juventude luta até o final, mas perde em casa para o Atlético-MG

Time alviverde conheceu a primeira derrota dentro de casa no Brasileirão

5 horas ago

Caxias vence o Figueirense e se aproxima da liderança da Série C

Equipe grená marcou com Welder, duas vezes, e Tomas Bastos

6 horas ago

Ação de prevenção ao câncer de boca ocorre no Centro de Caxias do Sul nesta terça (6)

Das 13h30 às 16h30, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza uma ação gratuita voltada…

6 horas ago

This website uses cookies.