Geral

Começa o 51º Festival Internacional de Folclore em Nova Petrópolis

O 51º Festival Internacional de Folclore foi aberto na última sexta-feira (19), em Nova Petrópolis. Considerado como o maior evento cultural da Serra, um grande público compareceu à Rua Coberta e Praça das Flores para assistir a solenidade. O Acendimento da Chama Folclórica e a exibição do espetáculo “Linhas de Memória” marcaram o início da edição que tem como tema “A diversidade é o que nos une e fortalece o nosso legado”.

As soberanas do Folclore Alemão e anfitriãs do Festival, rainha Ana Luiza Kuhn,;1ª princesa Marluce Maldaner; e 2ª princesa Camila Caroline Schwaab; deram as boas-vindas ao público e autoridades.

“Este é um ano muito especial em que celebramos a longa trajetória do evento, os 200 anos da imigração alemã no Brasil e a retomada da esperança no futuro”, disseram.

A corte desejou que a 51ª edição seja vivida com alegria, que fortaleça a identidade cultural de Nova Petrópolis e que a diversidade seja compartilhada.

“Que este Festival Internacional de Folclore seja um momento de alegria, aprendizado e, acima de tudo, de união entre os povos. Que possamos compartilhar, apreciar e celebrar as diferentes culturas que enriquecem nossa vida e fortalecem nossos laços como comunidade global”, disse o presidente da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis (AGDFA-NP), Cleiton Ismael Spengler.

Após os pronunciamentos, o acendimento da Chama Folclórica foi conduzido pelo Lustige Volkstanzgruppe Bergtal, grupo folclórico do Vale do Caí, localidade de Nova Petrópolis que foi fortemente atingida pela enchente que assolou o Rio Grande do Sul. O grupo emocionou a plateia ao lembrar dos momentos de horror vividos durante os temporais, a elevação do Rio Caí e a queda da ponte da BR-116.

Até 4 de agosto a Chama Folclórica ilumina o Festival Internacional de Folclore e aquece o coração de todos que acreditam em dias melhores, celebrando a solidariedade, a cultura, a dança, o folclore, a música e a diversidade.

Encerrando a programação, o espetáculo “Linhas de Memória” foi o ponto alto da primeira noite do 51º Festival Internacional de Folclore. A produção emocionou a plateia e trouxe lições valiosas sobre cooperatividade, gastronomia, religiosidade, música, dança e cuidado, legados dos imigrantes alemães preservados até hoje em Nova Petrópolis. A próxima apresentação do espetáculo “Linhas de Memória” será no encerramento do evento, dia 4 de agosto, às 20h30, na Rua Coberta de Nova Petrópolis.

Os próximos dias serão de muita festa, cultura, trocas, alegria, solidariedade, folclore, ritmo e aplausos no Palco da Diversidade. A programação completa pode ser conferida no site oficial do evento, em www.festivaldefolclore.com.br/programacao e também pelo Instagram @festivaldefolclorenp.

O Festival é uma realização da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs e da Prefeitura de Nova Petrópolis. O evento integra o calendário anual da IOV – Organização Internacional de Folclore e Artes Populares, o calendário de eventos oficiais do Rio Grande do Sul e, em 2024, as comemorações alusivas ao Bicentenário da Imigração Alemão no Brasil.

Fernando Santos

Recent Posts

Antes de Collor, Brasil já teve outros oito ex-presidentes presos

Desde a redemocratização em 1988, são três presidentes da República presos

13 minutos ago

Felipão é anunciado como coordenador técnico do Grêmio

Felipão havia exercido esta função em 2022, no Athletico-PR, onde também foi treinador simultaneamente e…

48 minutos ago

Vereadoras protocolam projeto de lei que reforça a proteção animal em Caxias do Sul

O projeto modifica dispositivos da atual legislação e institui novas diretrizes, como a obrigatoriedade do…

53 minutos ago

Motorista que abandonar animais na rua pode ter CNH cassada

Comissão de Viação e Transportes aprovou infração específica para abandono de animais com uso de…

1 hora ago

Veja os resultados das loterias desta sexta (25)

A Caixa Federal sorteou os concursos da Quina, Lotofácil, Dupla Sena, Lotomania e Super Sete

2 horas ago

‘Pedal da Emancipação’ reúne 150 pessoas para celebrar os 37 anos de Arroio do Sal

Com ponto de partida em frente da Praça do Mar, a pedalada comemorativa seguiu até…

2 horas ago

This website uses cookies.