Geral

Com uma morte, menos da metade do público-alvo se vacinou contra a gripe em Farroupilha

O vírus influenza preocupa no município de Farroupilha. Com mais de 200 casos notificados e um óbito confirmado, a adesão à vacinação tem sido baixa. Pouco mais de 40% do público-alvo está imunizado contra a gripe, ou seja, menos da metade.

Os números da doença foram divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde. 41 casos de influenza foram registrados em crianças com menos de nove anos, 17 em idosos com 60 anos ou mais e 144 confirmações em pessoas de outras idades. Segundo a pasta o óbito foi de um idoso de 74 anos. Ele não havia feito a vacina e teve seu quadro agravado por uma pneumonia.

Cobertura vacinal no município

A meta é vacinar 25.085 pessoas em diferentes grupos, no entanto até o momento apenas 9.700 aderiram a vacina contra a gripe, o equivalente a 41,05%. As maiores adesões estão entre indígenas (78,48%), pessoas em situação de rua (61,54%), professores (47,68%) e idosos (47,15%).

Por outro lado o grupo que registra o menor percentual de vacinação até o momento em Farroupilha é o de pessoas com deficiência permanente, com apenas 3,94%.

Prevenção

A principal prevenção ao vírus da gripe é a vacinação. A Diretora Geral da secretaria da Saúde, Silvana de Lima, reforça que o imunizante está disponível para todas as faixas etárias:

“Queremos reforçar a disponibilidade da vacina contra a influenza no município para todos os públicos e não apenas para os grupos prioritários, mas sim para toda população. A gente solicita que as pessoas procurem os postos, já que ela está disponível sem agendamento em todas as unidades”, explicou.

Ambientes fechados e com aglomeração de pessoas são propícios ao aparecimento de doenças infecciosas respiratórias. Por isso é importante ter atenção para algumas medidas de prevenção:

  • Proteger a boca e o nariz ao tossir e espirrar com um lenço de papel (na falta de um lenço, a recomendação é usar a dobra interna do cotovelo);
  • Evitar tocar olhos, nariz ou boca com as mãos após contato com superfícies;
  • Fazer a higiene das mãos com água e sabão (caso não disponíveis, pode ser utilizado álcool gel – nesse caso, deixar as mãos secarem naturalmente) após tossir ou espirrar e antes de tocar olhos, boca e nariz;
  • Higienizar as mãos antes das refeições e após usar o banheiro.
Eduardo Garcia

Recent Posts

Sepultamentos de segunda (28) na Serra Gaúcha

Atos fúnebres na região

9 minutos ago

Viva com Saúde – 29/04/2025 – Odontologia Moderna

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre a Odontologia Moderna. De dentes arrancados…

9 minutos ago

Cozinha Viva: Dadinhos de tapioca

Dadinhos de tapioca crocantes e dourados, fáceis de fazer, perfeitos para petiscos, acompanhados de molho…

9 minutos ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 29 de abril

Hoje é o Dia Internacional da DançaA santa do dia é santa catarina de sena.…

39 minutos ago

Caxias do Sul participa da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

Os pedidos de audiência podem ser enviados ao Cejusc local a qualquer momento, até a…

6 horas ago

Governo Federal autoriza convocação de 4,3 mil aprovados no Concurso Unificado

A expectativa do Ministério da Gestão é que as primeiras nomeações sejam publicadas em maio

7 horas ago

This website uses cookies.