Geral

Com show de Ary Borges, Brasil goleia Panamá na estreia da Copa

A Seleção Brasileira estreou em grande estilo na Copa do Mundo Feminina. Com direito a três gols e uma assistência de Ary Borges, a equipe de Pia Sundhage aplicou uma goleada por 4 a 0 no Panamá nesta segunda-feira (24). Pressionando do início ao fim da partida, o Brasil não deu chance para as caribenhas, e assumiu a liderança do Grupo F.

O triunfo começou a ser construído ainda no primeiro tempo, com dois gols da camisa 17. Já na segunda etapa, a centroavante Bia Zaneratto e, novamente, Ary Borges deram números finais ao confronto disputado no Estádio Hindmarsh, em Adelaide, na Austrália. Na etapa final, também sobrou tempo para Marta entrar em campo em seu sexto mundial

Ary Borges brilha na etapa inicial

Favorita no confronto, a Seleção Brasileira iniciou a partida pressionando a equipe caribenha. Logo no primeiro minuto, Bia Zaneratto recebeu de Debinha, disparou e lançou para Adriana na área. A camisa 11 finalizou de pé direito para boa defesa de Bailey. No lance seguinte, foi a vez da camisa 16 tentar de cabeça, mas sem força. Aos cinco, Antônia recebeu na entrada da área e chutou forte, a bola subiu.

Aos 17 minutos, foi Debinha quem arriscou. Ela cobrou falta, e a bola foi na trave. Um minuto depois, após muita pressão brasileira, o primeiro gol da seleção na Copa. Debinha recebeu de Tamires pela esquerda e cruzou na área. Em uma cabeçada forte, a volante mandou para o fundo das redes. 1 a 0. A camisa 17 chorou após o gol. Mesmo com a vantagem, a equipe de Pia Sundhage seguiu no ataque.

Jogadoras do Brasil em celebração ao gol
Ary Borges marcou duas vezes no primeiro tempo (Fotos: Thais Magalhães/CBF/Divulgação)
Brasileiras comemoram o primeiro gol na Copa do Mundo

Assumindo a responsabilidade dentro de campo, aos 35 minutos novamente Debinha criou lance de perigo. De bicicleta, a camisa 9 mandou para o meio da área, Bia ajeitou para Luana e chutou da entrada da área, mais um boa defesa da goleira Beiley. Três minutos depois, Tamires cruzou da esquerda e Ary Borges cabeceou, no rebote da goleira panamenha, a volante mandou para o fundo das redes. 2 a 0 Brasil. Fim de primeiro tempo com atuação imponente da Seleção.

Goleada no segundo tempo

E as brasileiras voltaram do intervalo com tudo. Logo aos quatro minutos, um lindo gol. Em jogada que começou com a lateral-esquerda Tamires e passou por Debinha, a volante Ary Borges tocou de calcanhar dentro da pequena área para Bia Zaneretto. A camisa 16 chutou de primeira e mandou para o fundo das redes. 3 a 0. Após o terceiro gol, o Panamá promoveu as primeiras trocas. Entraram Tanner e Emily Cedeño nos lugares de Karla Riley e Natalia Mills. Alguns minutos depois, Pia tirou Antônia, Bia e Debinha para colocar Bruninha, Gabi Nunes e Geyse.

Mesmo com as primeiras mudanças, o Brasil seguiu no ataque. Aos 13, Gabi Nunes abriu com Bruninha na direita, mas a camisa 13 chutou mal. Cinco minutos depois, a seleção caribenha arriscou. González tentou chute do meio de campo, porém a bola saiu torta e foi para fora. Na sequência, Tanner recebeu lançamento e a goleira Lelê sai da área para fazer o corte. Querendo o primeiro gol, o Panamá promoveu outra troca. Saiu Quintero e entrou Salazar. Mas foram as meninas brasileiras que atacaram. Após escanteio, Lauren desviou para defesa de Bailey.

Bia Zaneratto fez o terceiro gol do Brasil
Ary Borges comemora o hat-trick
Marta entrou em campo no segundo tempo

Aos 24 minutos, a goleada se concretizou. Geyse cruzou da esquerda e Ary Borges novamente marcou. O terceiro da camisa 17, e o 4 a 0 do Brasil. Com o placar elástico, foi a vez da rainha do futebol entrar em campo. Aos 29, Marta e Duda Sampaio substituíram Luana e a artilheira Ary Borges. Posteriormente, a última troca panamenha. Marta Cox deu lugar a Lineth Cedeño.

Com a vitória garantida, o Brasil seguiu com a posse de bola e buscando um quinto gol, que não veio. Agora, a Seleção volta a campo no sábado (29) contra a França. Em caso de vitória contra as europeias, o time de Pia Sundhage confirmará a classificação às oitavas de final.

Ficha técnica

Brasil

Escalação: Lelê; Antônia (Bruninha), Lauren, Rafaelle e Tamires; Luana (Duda Sampaio), Ary Borges (Marta), Adriana e Kerolin, Debinha (Geyse) e Bia Zaneratto (Gabi Nunes).

Gols: Ary Borges (3x) e Bia Zaneratto

Panamá

Escalação: Bailey; Katherine Castillo, Rosario Vargas (Montenegro), Pinzón, Baltrip-Reyes e Hilary Jaén (Wendy Natis); Quintero (Salazar), Schiandra González, Marta Cox (Lineth Cedeño) e Natalia Mills (Emily Cedeño); Karla Riley (Tanner).

Marcos Cardoso

Recent Posts

Sepultamentos de sábado (3) na Serra Gaúcha

Atos fúnebres na região

19 minutos ago

4 máscaras nutritivas para recuperar cabelos com química que perderam o brilho

Veja 4 máscaras nutritivas para recuperar o brilho de cabelos com química e dar nova…

1 hora ago

6 benefícios e como usar o óleo de coco em cabelos secos e quebradiços

Veja como o óleo de coco recupera cabelos secos e quebradiços com hidratação, brilho e…

2 horas ago

Domingo, na Serra, terá sol e sensação de calor durante a tarde

No decorrer do dia, especialmente da tarde para a noite, nuvens altas do tipo Cirrus…

3 horas ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 04 de maio

Hoje é o Dia Internacional do BombeiroO santo do dia é São José Maria Rúbio.…

4 horas ago

Mensagem do dia: Despertar da vida

É importante perceber que o despertar da vida depende de você

4 horas ago

This website uses cookies.