Geral

Com dois gols de Edenilson, Inter vence o Independiente Medellín e assume liderança na Sul-Americana

Em meio aos alertas pelo avanço do ciclone Yakecan no Rio Grande do Sul, o Inter mostrou sua força e venceu o Independiente Medellín por 2 a 0 na noite desta terça-feira, no estádio Beira-Rio, pela fase de grupos da Copa Sul-Americana. Com o resultado, o Colorado assume a liderança da chave E, com nove pontos, e acompanha o duelo entre 9 de Outubro e Guairenã – às 21h30min – para encerrar a rodada isolado na primeira colocação. Para reassumir a ponta, os paraguaios precisam triunfar por até dois gols de diferença.

O duelo, que correu o risco até de não acontecer em função dos reflexos climáticos, teve um protagonista importante. Após estar envolvido em um suposto caso de injúria racial, o meia Edenilson foi o responsável pelos dois gols – o segundo um golaço – que garantiram o triunfo, um em cada tempo. Na celebração do primeiro, o protesto contra o preconceito, sem camisa, erguendo o punho em riste. Diante dos pedidos dos órgãos públicos para que as pessoas permanecessem em casa em Porto Alegre, o novo Beira-Rio registrou o pior público de sua história: 4.045 torcedores acompanharam o duelo.

A vitória encerra uma sequência de quatro empates da equipe de Mano Menezes, que segue invicto após sete jogos na casamata. O próximo compromisso será no sábado, às 21h, contra o Cuiabá, no Mato Grosso.

Edenilson marca e protesta

O ciclone subtropical que avança pelo Rio Grande do Sul nesta terça-feira causou preocupação na Prefeitura de Porto Alegre, na direção colorada, e chegou a deixar a realização do jogo desta noite da Copa Sul-Americana em dúvida. No entanto, a Conmebol confirmou a partida e o árbitro Facundo Tello, da Argentina, trilhou o apito às 19h15min.

Ainda que ambos times precisassem vencer, somente o Inter mostrou ímpeto e qualidade para tal. Desde o primeiro minuto, aliás. Com o meia Maurício na vaga do não inscrito Alan Patrick, o time de Mano Menezes controlou e levou nenhum susto durante os 45 minutos iniciais. Aos 8 minutos, o meia Edenilson obrigou o goleiro Marmolejo a fazer importante defesa e evitar a inauguração do placar. Na sequência, Mauricio achou o ponta Wanderson, que driblou para o meio e soltou a bomba de canhota, levando perigo.

A pressão colorada e a pouca intensidade colombiana logo levaria o gol. E ele veio aos 20 minutos e com um personagem importante. Envolvido em um suposto caso de racismo no último sábado, Edenilson aproveitou cruzamento do atacante David da esquerda para empurrar a bola para o fundo das redes do goleiro Marmolejo, que nada pôde fazer. Na comemoração, o protesto. Ignorando a noite fria e os ventos do ciclone, o camisa 8 tirou o uniforme, a roupa térmica, e com sua pele preta à vista ergueu o punho em riste em uma imagem que dizia: “Chega de preconceito”.

Os visitantes não se lançaram ao ataque mesmo em desvantagem. Ainda que nitidamente faltasse técnica no ataque adversário, os defensores colorados Vitão e Bruno Méndez venceram a maioria dos duelos e deram enorme segurança para o goleiro Daniel. Aos 34 minutos, quase o segundo. De boa participação, Wanderson deu lindo passe entre a defesa para o lateral Bustos, que na direita, bateu cruzado e com desvio tirando tinta da trave.

Na única chance efetiva de fato, os colombianos assustaram aos 37 minutos. Em contragolpe, o meia Pineda infiltrou pela direita, driblou bem a marcação e finalizou colocado, assustando Daniel, que acompanhou a bola saindo pela linha de fundo.

De novo Edenilson

Mano não promoveu alterações no intervalo depois da boa primeira etapa. Depois de 10 minutos em que praticamente nada aconteceu, a noite sorriu novamente para Edenilson. Em um lance de felicidade, o camisa 8 ajeitou a bola na entrada da área e de chapa do pé canhoto colocou na gaveta. Um golaço, do dono da partida. A vantagem deixou o Inter solto em campo e com liberdade para buscar lances. Foi possível até, rodar os atletas. Aos 20, Alemão e Liziero entraram nas vagas de David e De Pena.

A intenção do técnico colorado de “preservar” o time foi avançando conforme o cronômetro rodava e os colombianos em nada asssutavam. Aos 25, troca dupla nas laterais: Bustos e Renê saíram para entradas de Heitor e Moisés. O Inter seguiu dominando, trocando passes e administrando a vantagem. Aos 35, quase que Wanderson, de atuação intensa e alta participação, deixou o seu e ampliou o score. À dribles, o jogador entrou na zaga colombiana e soltou a bomba para defesa esquisita do goleiro Marmolejo.

Aos 36, foi a vez de Estevão ganhar minutos em campo. Ele entrou na vaga de Mauricio, de discreta partida. O técnico Julio Comesãna tentou, com trocas mudar o cenário da partida. Entretanto, isso pouco representou dificuldade ao Inter. Quem estava perto do gol era o Colorado. O goleiro Marmolejo brilhou aos 40. Estevão finalizou bonito e ele catou. Na sequência, de cara com Bruno Méndez, ele salvou firme cabeceio. O ritmo reduziu bastante no final da partida e o Colorado administrou sem problemas o 2 a 0.

Copa Sul-Americana – 5ª rodada do Grupo E
Inter 2

Daniel; Fabricio Bustos (Heitor), Bruno Méndez, Vitão e Renê (Moisés); Rodrigo Dourado, Edenilson, De Pena (Liziero) e Maurício (Estevão); Wanderson e David (Alemão). Técnico: Mano Menezes.

Independiente Medellín 0

Marmolejo; Arboleda, Víctor Moreno, Cadavid e Gómez (Pardo); Adrián Arregui; Juan Díaz (Castrillon), David Mosquera, Pineda (Juan Cuesta) e Vladimir Hernández (Ricaurte); Luciano Pons (Cambindo). Técnico: Julio Comesaña.

Gols: Edenilson (20min/1T° / 11min/2T°)
Cartões amarelos: Edenilson (Inter) Arboleda (Medellín)
Árbitro: Facundo Tello (ARG – Fifa)
Assistentes: Ezequiel Brailovsky e Facundo Rodríguez (ARG – Fifa)
Data e hora: 17 de maio, terça-feira, às 19h15
Local: estádio Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Público: 4.045 torcedores.

Fonte: Correio do Povo

Rafaela Grandi

Recent Posts

Operação flagra mais de 30 motoristas sob influência de álcool em Caxias do Sul

Ação, realizada no centro da cidade, realizou um total de 116 testes de etilômetro e…

1 hora ago

Mulher é atropelada na faixa de segurança em Bento Gonçalves

Vítima de 36 anos sofreu lesões no ombro, queixo e pernas; ela foi socorrida pelos…

1 hora ago

Homem morre afogado na barragem do Burati, em Farroupilha

Vítima estaria pescando com um amigo

2 horas ago

Em pronunciamento nacional, Lula defende debate sobre fim da escala de trabalho 6×1

Presidente realizou pronunciamento no rádio e na televisão pelo Dia do Trabalhador, celebrado nesta quinta-feira…

2 horas ago

Homem é preso com cocaína e maconha em São Marcos

Indivíduo, de 32 anos, foi detido em flagrante com 26 porções de drogas

3 horas ago

This website uses cookies.