Geral

Colégio Emílio Meyer, Sociedade dos Surdos de Caxias do Sul e Centro de Atenção Psicossocial sofrem com problemas estruturais

Três importantes instituições de Caxias do Sul estão passando por alguns problemas que afetam o funcionamento dos locais. O Colégio Estadual Henrique Emílio Meyer, a Sociedade dos Surdos de Caxias do Sul e Centro de Atenção Psicossocial (Caps) ficam no bairro Exposição em Caxias do Sul e são divididos apenas por um muro. Acontece que o mesmo desabou há seis meses na divisa das três instituições. Outro problema considerado relevante é o que afeta a rede elétrica da escola de mais de 1.200 alunos, impossibilitando que vários aparelhos sejam ligados ao mesmo tempo e provocando transtornos.

Em relação à rede elétrica, há cerca de um ano o governo do Estado anunciou que seis escolas de Caxias do Sul receberiam recursos para reformas em infraestrutura. A classificação foi considerada como “urgente”, quando seriam disponibilizados R$ 30 milhões por meio do programa Agiliza, que prevê a destinação direta de recursos para a direção das escolas encaminhar melhorias. Em 13 de novembro de 2023, a diretora do Emílio, Fabiane Zanettini, encaminhou ofício à 4ª Coordenadoria Regional de Educação a solicitação de urgência para ajustar as instalações elétricas de baixa tensão e implantação do novo padrão de energia em média tensão. No ofício 49/2023, ainda havia a informação de que a escola aguardava a finalização da obra, que foi iniciada em 2019, ou seja, quase cinco anos atrás.

Tal situação, chamou a atenção do vereador caxiense Rafael Bueno (PDT), que esteve presente no local juntamente com o presidente Sociedade dos Surdos de Caxias do Sul, Gustavo Perazzolo, e com funcionários do Colégio Emílio Meyer. Na visão deles, o desabamento do muro por exemplo, além de causar riscos aos estudantes e funcionários da escola, tem forçado o barranco contra as paredes da Sociedade e levado muita sujeira, ampliando os problemas, devido a chuvas, infiltrações e mais riscos de desmoronamentos. A queda ocorreu no dia 18 de setembro de 2023, sendo que muito antes, no dia 4 de novembro de 2021, já havia notificação na Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) sobre o risco de desabamento, informação que foi repassada pela escola à 4ª CRE pela diretora Fabiane.

A situação fez com que o vereador destacasse os problemas enfrentados nas instituições durante a sessão ordinária desta quarta feira (20). Na ocasião, o vereador mostrou dois ofícios da direção da escola apelando à 4ª CRE para ambas as situações: tanto para os riscos com a fiação elétrica e sobre os problemas com o muro.

“Estive na escola na semana passada e naquele momento havia acabado de queimar um ventilador. Os alunos têm períodos para ligar os ventiladores. Se ligarem ao mesmo tempo, cai a rede e queimam os aparelhos”, descreveu.

Quanto ao muro caído, Rafael Bueno (PDT) destacou que a estrutura está caindo sobre a Sociedade dos Surdos e deixando o local sem condições de fazer as atividades, além de ser alvo de saques.

“Faço um apelo ao governo municipal, já que o Estado é ineficiente, para que ajude a resolver a situação, porque envolve dois prédios públicos, o Caps e a Sociedade dos Surdos, nem que seja de forma paliativa, porque a escola vai virar alvo de vandalismo e prejudicar os alunos e o ensino”.

Foto: Daniel Corrêa / Divulgação
Cristiano Gauer

Recent Posts

Terça-feira terá frio e chance de geada no RS

Dia será de tempo firme, com sol no território gaúcho

16 minutos ago

Sepultamentos de segunda (28) na Serra Gaúcha

Atos fúnebres na região

46 minutos ago

Viva com Saúde – 29/04/2025 – Odontologia Moderna

No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre a Odontologia Moderna. De dentes arrancados…

46 minutos ago

Cozinha Viva: Dadinhos de tapioca

Dadinhos de tapioca crocantes e dourados, fáceis de fazer, perfeitos para petiscos, acompanhados de molho…

46 minutos ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 29 de abril

Hoje é o Dia Internacional da DançaA santa do dia é santa catarina de sena.…

1 hora ago

Caxias do Sul participa da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista

Os pedidos de audiência podem ser enviados ao Cejusc local a qualquer momento, até a…

7 horas ago

This website uses cookies.