Geral

Cinco municípios serranos estão entre as melhores gestões do estado, aponta IGM

A Serra Gaúcha domina a participação gaúcha no ranking do Índice de Governança Municipal (IGM), indicador criado pelo Conselho Federal de Administração (CFA) para medir a qualidade da gestão pública dos municípios de todo o país. Nada menos que cinco municípios serranos aparecem entre os 10 melhores do estado. Mas apenas Gramado aparece entre os 10 melhores colocados no país. O município ocupa a primeira colocação entre os gaúchos e a oitava em âmbito nacional.

Além de Gramado, Carlos Barbosa é o terceiro gaúcho e o 28º no país, Bento Gonçalves aparece em quinto no estado e ocupa a 32ª posição geral, Garibaldi é o sexto entre os gaúchos e o 34º no país e Veranópolis está na nona posição no Rio Grande do Sul e na 52ª em todo o país.

O levantamento, que aponta a cidade paulista de Ilhabela como a melhor no ranking do país, foi elaborado a partir de dados secundários de bases públicas relativos ao ano passado, e considera áreas como saúde, educação, planejamento urbano, articulação institucional, gestão fiscal, habitação, recursos humanos e outras que, com tratamento estatístico, gerou o resultado para o Índice e para cada dimensão do estudo.

O IGM pretende servir como um referencial para o planejamento estratégico dos municípios. A partir dele, os prefeitos poderão elaborar e justificar a captação de investimentos e melhorar os índices dos municípios, mediante a utilização de 60 indicadores, da qualidade da gestão pública municipal, dos gastos e das finanças e da entrega de resultados para a sociedade. As três dimensões pesquisadas no trabalho e a utilização de 60 variáveis em mais de quatro mil municípios representam uma grande representatividade para a profissionalização da gestão e a melhoria da governança no Brasil.

Os municípios serranos conquistaram outros destaques. Em qualidade da gestão, quatro municípios estão entre os 30 melhores do país: Bento Gonçalves é o quatro, seguindo de Carlos Barbosa em nono, Veranópolis em 17º e Garibaldi na 24ª posição. O primeiro colocado é Viamão. Gramado aparece em 26º no país na análise dos gastos e finanças públicas, enquanto a melhor posição no estado é de Xangri-la, na nona posição do país. Mas é no quesito desempenho, aquele que mede a entrega de resultados para a população, que o estado enfrenta os piores índices no ranking. O primeiro município gaúcho a aparecer é Vista Alegre do Prata, na 15ª posição. Barra Funda, em 23º, é o outro gaúcho a aparecer entre os 30 primeiros no ranking liderado pela paulista Santana da Ponte Pensa.

Redação Leouve

Recent Posts

Preservar o essencial para construir o amanhã

Preservar o patrimônio histórico em cidades em crescimento é um desafio que mistura afeto, técnica…

22 minutos ago

Conselho defende servidora acusada por Bortola de polêmica com autistas em Caxias do Sul

A servidora teve pedido de afastamento protocolado por vereador que alega que profissional expulsou família…

1 hora ago

Mais da metade dos consumidores caxienses deve ir às compras para o Dia das Mães

O número representa crescimento de 3,5% ao observado em 2024. O aumento também deve refletir…

2 horas ago

Concurso dos Melhores Vinhos de Caxias do Sul terá troféu dos 150 anos da imigração italiana

Ele vai premiar a amostra de maior pontuação nas categorias de produtos engarrafados; data relembra…

2 horas ago

Farroupilha recebe prova inédita de kart com 4 horas de duração neste sábado (3)

Evento das 125 Milhas de Endurance reúne cerca de 90 pilotos do RS e SC…

3 horas ago

Profissionais da Educação Infantil farão paralisação em Caxias do Sul na segunda-feira (5)

Ato mobiliza 800 profissionais da Gestão Compartilhada e cobra melhores condições de trabalho para atendimento…

4 horas ago

This website uses cookies.