Geral

Cidades do RS levantam prejuízos após temporal no final de semana

Esta segunda-feira foi dia de levantamento de prejuízos após a passagem de um vendaval e de fortes chuvas em quase todo o Rio Grande do Sul, no final de semana. Em Santo Antônio da Patrulha, no Litoral Norte, a prefeitura e a Defesa Civil contabilizaram ao menos 106 casas destelhadas, sendo cinco delas com danos estruturais, e outras três escolas com danos no telhado. Além disso, foram 39 árvores retiradas de via pública e 700 metros de lona distribuídos aos moradores atingidos.

O ponto mais atingido foi o interior do município, principalmente nas localidades de Miraguaia, Catanduvinha, Serraria Velha, Macegão, Monjolo, Arroio da Madeira e Evaristo. Já no Centro, uma casa foi atingida por um incêndio. No momento em que as chamas começaram, apenas o cachorro da família estava no local. O animal foi encontrado desacordado pelos bombeiros, reanimado e encaminhado para uma clínica veterinária.

A prefeitura montou ainda uma estrutura temporária para os moradores que necessitem de suporte. Há também um pedido da Defesa Civil para doação de telhas, que podem ser direcionadas para o Corpo de Bombeiros de Santo Antônio da Patrulha.

Já em Nova Santa Rita, na Região Metropolitana de Porto Alegre, a prefeitura contou com o apoio do 3º Batalhão de Suprimento do Exército para distribuir cerca de 1,5 mil telhas para famílias no bairro Berto Círio. O local e a Vila Esperança foram os pontos com mais transtornos na cidade, com cerca de 120 famílias atingidas.

Além das telhas, a prefeitura já havia entregue à população outros 2 mil metros de lona. “Nunca havíamos visto nada parecido com que ocorreu em nossa cidade no fim de semana. Foram mais de 100 residências, dezenas de árvores e postes caídos e queda de muros e estruturas. Apesar dos estragos materiais, nenhuma pessoa ficou ferida”, destaca o prefeito Rodrigo Battistella. A prefeitura também lançou uma campanha de arrecadação de colchões, móveis, cobertores e materiais de higiene e limpeza para auxiliar as famílias atingidas.

Na tarde desta segunda-feira, a Defesa Civil Estadual divulgou um novo alerta para chuvas expressivas em praticamente todo o território do RS. O principal ponto de atenção está no Vale do Caí, com alerta para inundação do rio Caí entre Vale Real e Montenegro. Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta uma possibilidade de tempestade nesta terça-feira, em algumas áreas do Estado, com precipitação que pode superar os 100 milímetros. ventos com até 100 km/h e potencial queda de granizo.

As cidades gaúcham que registraram maior volume de chuva entre domingo e segunda-feira foram Serafina Corrêa com 104,4 mm, Teutônia com 96,4 mm, Cambará do Sul com 88,8 mm e São Vicente do Sul com 87,6 mm. A estação pluviométrica instalada no Jardim Botânico, em Porto Alegre, indicou um acumulado de 75 mm no mesmo período.

Fonte: Correio do Povo

Alice Corrêa and Redação Leouve

Apaixonada pela comunicação. Além de comunicadora, também possui conhecimento amplo de operações técnicas em rádio e televisão, que foi seu primeiro contato com a comunicação. Atualmente no Grupo RSCOM atua como repórter e apresentadora na Rádio Viva, além de produzir conteúdos para o Portal Leouve e suas plataformas digitais.

Recent Posts

Edenilson e Villasanti preocupam departamento médico do Grêmio

Os dois jogadores são observados pela comissão médica tricolor

16 minutos ago

Caxias treina com o objetivo de vencer a primeira fora de casa na Série C

Time grená segue 100% no Estádio Centenário, mas quer primeira vitória como visitante

20 minutos ago

Inter pode ter a volta de Carbonero diante do Corinthians

Atleta retornou aos treinos após lesão muscular.

27 minutos ago

Dois atletas retornam aos treinos do Juventude após nove meses afastados

Após lesões ligamentares, Caíque e Peixoto foram observados em jogo-treino

32 minutos ago

Sol predomina e temperaturas sobem no RS nesta sexta-feira

Há chance de chuva em pontos isolados entre o Oeste e o Centro do estado

2 horas ago

Sepultamentos de quinta (1º) na Serra Gaúcha

Atos fúnebres na região

2 horas ago

This website uses cookies.