Geral

Chuvas intensas e tempestades seguem na Serra e nos Vales do Caí e Taquari

A Sala de Situação do Rio Grande do Sul emitiu um alerta importante sobre as condições climáticas previstas para os próximos dias no estado. Segundo o monitoramento realizado ao longo desta terça-feira (30), há uma forte probabilidade de chuvas intensas acompanhadas por descargas elétricas em várias regiões, incluindo Oeste, Missões, Campanha, Centro, Vales, Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA), parte da Serra, Leste, Costa Doce e Sul do estado.

Os volumes de chuva previstos variam entre 80 e 130 mm, podendo até mesmo ultrapassar os 200 mm em áreas como Centro, Vales, RMPOA e Costa Doce. Além disso, na metade Sul, existe o risco de tempestades ao longo do dia, com ventos com rajadas entre 50 e 70 km/h.

Para a quarta-feira (01), a previsão indica que as chuvas continuarão intensas em várias regiões, especialmente na metade Sul, Missões, Centro, Vales, RMPOA, Serra e Litoral. Os acumulados podem chegar a 80 a 150 mm/dia, podendo ultrapassar os 200 mm/dia em áreas como Oeste, próximo da Campanha, Centro, Vales e RMPOA. Os ventos também serão fortes, com rajadas entre 60 e 80 km/h.

na quinta-feira (02), a tendência é de persistência das chuvas intensas sobre as Missões, Centro, RMPOA e demais áreas da metade Norte do estado, com volumes variando entre 80 e 130 mm/dia e podendo ultrapassar os 250 mm/dia em áreas como Centro, Vales, RMPOA e Serra gaúcha.

Para a sexta-feira (03), as instabilidades continuarão atuando principalmente na metade Norte do Rio Grande do Sul, com acumulados de chuva variando entre 50 e 70 mm/dia nas regiões Noroeste, Norte, Nordeste e Litoral Norte. As rajadas de vento devem ficar entre 40 e 50 km/h.

A condição hidrológica atual é de níveis elevados em decorrência dos volumes precipitados, com destaque para os rios Jacuí, Taquari e Caí, que já atingiram cota de inundação e devem manter essa condição devido à previsão de altos volumes de chuva para os próximos dias.

Diante dessas previsões, a população deve estar atenta aos alertas e recomendações das autoridades locais, visando garantir a segurança e minimizar os impactos causados por essas condições meteorológicas adversas.

 

tempestades

Cristiano Gauer

Recent Posts

Como usar manjericão e outras plantas para espantar formigas sem veneno

Aprenda como espantar formigas com manjericão e outras plantas, sem venenos. Veja dicas naturais, eficazes…

3 horas ago

Grêmio empata com o Atlético Grau e perde chance de assumir a liderança na Sul-Americana

Tricolor terá jogo decisivo na próxima rodada, recebendo o Godoy Cruz na Arena

3 horas ago

Sai pra lá, mosquito! Como preparar um repelente natural poderoso

Aprenda a fazer um repelente natural caseiro potente, econômico e seguro contra mosquitos, incluindo o…

3 horas ago

RS recebe mais de 58 mil doses de vacina contra a dengue

A distribuição considerou estoques remanescentes ainda existentes nos municípios e casos da doença

4 horas ago

Sancionada lei que obriga cirurgia de lábio leporino pelo SUS

Cerca de 15 crianças nascem, por dia, com essa malformação no Brasil

4 horas ago

Caxias In Vino para celebrar o Dia Estadual do Vinho

O evento será sediado no empreendimento Quinta São Luiz, nos dias 30 e 31 de…

5 horas ago

This website uses cookies.