Geral

Cheias de rios deixam quase mil pessoas fora de casa na Fronteira Oeste do RS

As cheias dos rios Quaraí e Ibirapuitã afetam centenas de moradores de cidades da Fronteira Oeste do Estado. Após o rio no município de Quaraí transbordar devido à últimas chuvas e atingir áreas ribeirinhas, 908 pessoas tiveram de deixar suas casas. As famílias buscaram os abrigos – Piquete Orelhano, CTG Sentinela do Jarau e Grêmio Olímpio Giudice –, casas de parentes ou amigos ou foram para barracas próximas às margens. O rio Quaraí media 12,45 metros acima do nível normal, no fim da tarde dessa quinta-feira,  dia 28, apresentando os primeiros sinais de recuo. Quaraí, Alegrete e Lavras do Sul são as cidades mais atingidas, segundo dados das defesas civis municipais

Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Quaraí, estão sendo arrecadados cobertores, lençóis, travesseiros e colchões para distribuição à população em vulnerabilidade em decorrência das cheias. Os contatos para as doações são (55) 3423-1447 ou 3423-2727. A vacinação foi suspensa em razão da enchente.

Em Alegrete, devido à inundação do rio Ibirapuitã, nove famílias estão desabrigadas. Os bairros Vila Nova, Santo Antônio, Ibirapuitã, Capivari e Assunção são os mais afetados. O nível ontem chegou a 9,40 metros acima do nível normal. A Defesa Civil pede à população que permaneça em alerta e que não espere situações limites para solicitar ajuda, principalmente à noite, quando fica ainda mais complexa a retirada de pertences, além do risco de curto-circuito na rede elétrica.

Em Lavras do Sul, na região da Campanha, choveu 300 mm desde segunda-feira. Até o momento, 35 famílias tiveram de deixar suas casas. A Defesa Civil ressalta que ainda não é possível avaliar os prejuízos gerados pela enchente, mas a situação começa a aliviar, após o recuo do nível do Rio Camaquã, que corta o município. Dois deslizamentos de terra causaram destruição parcial de residências, também houve casas destelhadas, árvores e galhos foram quebrados e uma ponte acabou cedendo o seu calçamento com a força da água. Foram distribuídas cestas básicas, cobertores e colchões para algumas famílias atingidas pelo temporal. Os trabalhos de recuperação seguiram durante a noite desta quinta-feira, dia 28, e prosseguem ao longo desta sexta-feira, dia 29.

*Com informações do Correio do Povo e Assessoria de Imprensa de Alegrete, Quaraí e Lavras do Sul

Fábio Carnesella

Jornalista com pós graduação em comunicação digital. Atua no jornalismo desde 2002, com passagens por diversos emissoras da serra gaúcha. Assessor de imprensa na Câmara dos Deputados e Diretor de Comunicação da Prefeitura de Flores da Cunha.

Recent Posts

IPVA 2025 vence nesta quarta-feira (30) no Rio Grande do Sul

Prazo unificado facilita o planejamento dos motoristas; atraso pode gerar multas, juros e até apreensão…

40 minutos ago

Bento Gonçalves registra morte e mais dois casos de meningite em abril; Saúde descarta surto

Três ocorrências foram registradas em abril, incluindo a morte de uma jovem; Vigilância Epidemiológica reforça…

1 hora ago

Horóscopo para quarta-feira, 30 de abril: um dia para enxergar além do óbvio

O horóscopo para quarta-feira avisa: embora o dia pareça comum, haverá movimentos sutis no campo…

1 hora ago

Perseguição termina em acidente e prisão de foragido em Caxias do Sul

O homem tinha diversos antecedentes. Com essa prisão, a GM já realizou 42 capturas de…

1 hora ago

Incêndio de grandes proporções destrói restaurante no Centro de Gramado

As causas do incêndio devem ser investigadas nos próximos dias, já que ainda não se…

2 horas ago

REFIS 2025: Arroio do Sal oferece parcelamento de dívidas em até 144 vezes com descontos especiais

Com valor mínimo por parcela de R$ 80, pessoas físicas e jurídicas interessadas podem participar…

3 horas ago

This website uses cookies.