Imagem: Günther Schöler / Grupo RSCOM
Na tarde do último domingo (05), ocorreu, pela primeira vez em Bento Gonçalves, a geração e distribuição da Chama Crioula. O evento tradicionalista teve início às 14h na Praça das Rosas, em frente a Igreja Cristo Rei, no bairro Cidade Alta, e contou com a presença de entidades tradicionalistas, secretários da prefeitura, cavalarianos e do público. A chama foi acesa em vinho, um dos principais itens produzidos pela cidade, e depois, distribuída aos representantes de diversos CTGs.
Na ocasião, falaram ao público presente, o representante do prefeito no local, o secretário de Cultura, Evandro Soares; O coordenador da 11º Região Tradicionalista, Luiz Carlos Rigon; O presidente da ABCTG, Adiles Rodrigues de Freitas; O Padre Gilmar Marchesini. Todos abordaram a importância de lembrar e destacar os representantes do Rio Grande do Sul na Revolução Farroupilha, a manutenção das tradições gauchescas mesmo em meio as dificuldades trazidas pela pandemia.
O coordenador da 11º Região Tradicionalista, Luiz Carlos Rigon, comentou o tema deste ano, que foi chamado de “Caminhos de Anita” em comemoração aos 200 anos da figura que tida como uma “heroína Farroupilha” segundo ele. Ele também destacou a realização do evento em Bento Gonçalves, casa dos primeiros imigrantes italianos, e, também contou para onde a chama prosseguirá nos próximos dias.
“Em relação a Chama aqui em Bento Gonçalves, ela tem um sentido muito especial nesse local onde os primeiros habitantes italianos chegaram, e a chama será gerada no fogo do vinho que será aceso nessa cidade aonde será levada às entidades tradicionalistas, através dos cavaleiros, que percorrerão a nossa região tradicionalismo. E eles pegavam a chama da própria foi motivo de eh não haver aglomerações será distribuída a chama hoje aqui em Bento Gonçalves no dia 7 na cidade de Cotiporã no dia 8 na cidade de Fagundes Varela no dia 9 em Nova Bassano, e no dia 10, na cidade de Vista Alegre” Revelou.
O presidente da Associação Bento-gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha (ABCTG), Adiles Rodrigues de Freitas, falou sobre as expectativas que antecederam a Semana Farroupilha e o que foi planejado para edição de 2021.
“Aqui em Bento Gonçalves nós estamos trabalhando já faz alguns meses. Tínhamos a expectativa de que a pandemia fosse dar alguma trégua, para que pudéssemos voltar a realizar aquelas Semanas Farroupilha da maneira como vinha sendo no Parque dos Rodeios. Este ano, apesar de não termos a trégua, estamos com uma programação legal, bem extensa. Iniciando com essa Geração da Chama. Fato inédito da região.”
Ao final da cerimônia, representantes de diversos CTGs da região foram até o centro do evento para acender os lampiões que manterão as chamas até a chegada em seus destinos nos próximos dias.
Jogo marcou a estreia do técnico Júnior Rocha no comando grená
Foram sorteados os prêmios da Quina, Lotofácil, Lotomania, Dupla Sena e a Super Sete
A reunião é aguardada no RS porque, depois dela, Leite prometeu anunciar se permanece no…
Negão foi encontrado nas proximidades do trevo do Carauno, na BR-285, por duas moradoras locais,…
Júlio foi atendido pelo SAMU e já está acompanhado de familiares
A apreensão aconteceu durante a execução da "Operação Cerco Fechado"
This website uses cookies.