Geral

Cerca de dois mil alunos foram atendidos na 6ª Feira do Livro Infantil de Bento Gonçalves

Apresentando um universo de encantamento e ludicidade por meio da cultura e literatura, a 6ª Feira do Livro Infantil de Bento Gonçalves, promovida pelo Sesc em parceria com a Secretaria de Educação da cidade, atendeu cerca de dois mil alunos entre os dias 16 e 20 de maio. Após dois anos de ausência por conta da pandemia, o evento foi retomado com o tema ”Livros, Bonecos e Outros Trecos”, e esteve em 21 escolas municipais infantis.

As escolas participantes receberam cinco vídeo-aulas que compõem a oficina ”Contando Histórias com Objetos e Bonecos”, um guia onde professores, alunos e família se envolvem, para trabalhar a partir de elementos básicos e importantes da contação de histórias, bem como com a confecção de peças para complementar a ludicidade.

O patrono da Feira foi o escritor paranaense Danilo Furlan, que apresentou para as crianças uma contação de histórias com teatro de bonecos baseada em suas obras. Além de escritor e bonequeiro, o pedagogo também é diretor da Cia Manipulando Teatro de Animação e divertiu os estudantes com seu mundo de imaginação. ”A atividade permite que a criança viaje para mundos imaginários, até mesmo para projetar seus conflitos internos nas histórias que elas não conseguem resolver sozinhas. A retomada da Feira foi ótima, descobrimos que os bebês, os pequeninos, estão se permitindo ouvir, focar e participar desses momentos”, ressaltou Furlan.

O diretor do Sesc Bento Gonçalves, Jaques Fachineli, elogiou as instituições pelo acolhimento ao evento, que também teve a parceria da Fundação Casa das Artes e Biblioteca Pública Castro Alves, além de apoio do Hotel Vinocap. ”A Feira proporcionou uma aproximação com as escolas e permitiu que chegássemos a um maior número de crianças. Direção e professores foram incríveis e receberam com muito carinho as atividades propostas”, disse ele.

Foram distribuídos kits com três livros de Furlan para cada uma das 21 escolas: ”A História de Naitá”, ”Sai Pra Lá Vira Lata!” e ”Quando o Cheiro da Chuva Vem”, além de um boneco Sesquito, fantoche oficial da Feira do Livro. ”Nossas crianças se desenvolvem muito através do trabalho com a literatura infantil. O imaginário, a ludicidade, a música, o ritmo, as histórias, auxiliam nos processos de aprendizagem e socialização. O trabalho realizado pelo Danilo encantou nossos pequenos e também os profissionais que puderam se inspirar para novas possibilidades de trabalho”, destacou a secretária municipal de Educação, Adriane Zorzi.

Mateus Resemini

Recent Posts

Cerimônia discreta marca o sepultamento do papa Francisco

A Basílica Santa Maria Maggiore, em Roma, torna-se a morada final do papa

22 minutos ago

Jogos Coloniais movimentam Bento Gonçalves neste domingo (27)

Etapa classificatória da 20ª Fenavinho acontece no Estádio Montanha dos Vinhedos, das 9h às 16h,…

1 hora ago

Homem é preso após roubo a posto de combustíveis em Bento Gonçalves

Assaltante foi detido no bairro São Roque depois de ser surpreendido por funcionário e agentes…

2 horas ago

Horóscopo de domingo, 27/04: veja como aproveitar a energia da lua cheia

Confira o horóscopo de domingo, 27/04 e veja como a Lua Cheia pode transformar seu…

2 horas ago

Eduardo Cantelli é ordenado diácono no Santuário de Santo Antônio, em Bento Gonçalves

Aos 26 anos, jovem natural dos Caminhos de Pedra avança na caminhada rumo ao sacerdócio…

2 horas ago

Servidores municipais de Bento Gonçalves protestam por valorização e denunciam falta de diálogo com Prefeitura

Mobilização cobrou reajuste salarial, ampliação do vale-alimentação e criticou postura do Executivo em relação às…

3 horas ago

This website uses cookies.