Geral

Cerca de 700 pessoas participam de atividades voltadas ao combate à violência contra a pessoa idosa em Caxias do Sul

Nesta segunda-feira (17), aproximadamente 700 pessoas se reuniram na Universidade de Caxias do Sul (UCS) para celebrar o Junho Violeta, mês dedicado ao combate à violência contra a pessoa idosa. O evento, promovido pela prefeitura, contou com a apresentação do Coral do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para a Pessoa Idosa da Associação Jesus Senhor, marcando o início da programação que se estendeu ao longo do dia.

A vice-prefeita Paula Ioris esteve presente, prestigiando a programação organizada pela Coordenadoria da Pessoa Idosa, que integra a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI). O evento também contou com o apoio da Universidade de Caxias do Sul, Roseflor Alimentos, Lar da Velhice São Francisco de Assis, Scan Caxias do Sul, Procon Caxias do Sul e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O dia foi repleto de apresentações musicais, palestras, painéis e atividades de descontração, promovendo a interação e participação ativa dos idosos. O principal objetivo do evento foi melhorar a qualidade de vida dos idosos, promover sua inserção social e conscientizá-los sobre seus direitos, destacando a importância da autonomia e do envelhecimento saudável.

“Nós preparamos esse evento com muito carinho. O nosso principal objetivo é que as pessoas idosas se sintam seguras nessa cidade, nesse país. Pensando nisso, preparamos um evento com a campanha denominada Junho Violeta. E o nosso objetivo é que os idosos tenham consciência dos seus direitos, se sintam protegidos e seguros. Através da Coordenadoria da Pessoa Idosa e do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, nós pretendemos e sonhamos que essa cidade seja segura e acolhedora. Para isso, precisamos erradicar todas as formas de violência, no que estiver ao nosso alcance, enquanto rede protetiva,” ressaltou a assistente social da Coordenadoria da Pessoa Idosa, Nicole Fidler.

A presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Danielle Cristina Lucena Rech, enfatizou a importância de refletir sobre o combate à violência contra os idosos, garantindo que todos possam envelhecer com dignidade e respeito. “Cada um de vocês carrega consigo uma vida de experiências e sabedoria que enriquece nossa comunidade. Quando pensarem na velhice, lembrem-se das palavras de Confúcio: ‘Não importa o quão devagar você vá, desde que não pare’. Essa jornada de cuidado e respeito pelos idosos é contínua e devemos avançar juntos, superando desafios e promovendo um ambiente onde todos possam florescer.”

Jeane Schulz, diretora de Proteção Social, destacou a relevância do Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho. “Essa data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas, para que mundialmente possamos refletir sobre a importância da defesa dos direitos das pessoas idosas. Aqui em Caxias do Sul, a Coordenadoria da Pessoa Idosa e o Conselho da Pessoa Idosa pensaram neste evento com muito carinho para conscientizar vocês acerca de seus direitos.”

A vice-prefeita Paula Ioris ressaltou o orgulho que sente dos programas e políticas públicas de proteção ao idoso que existem na cidade. “Essa data é internacional, porque é uma necessidade internacional que a gente tenha cada vez mais presente o respeito à pessoa idosa, o cuidado e o acolhimento. Os canais de denúncia são muito importantes, assim como é importante a gente poder conhecer e identificar o que é realmente a violência, os tipos de violência, para a gente poder reconhecer quando elas estiverem existindo e poder ajudar ou se ajudar.”

O evento proporcionou ao público momentos agradáveis de aprendizado e entretenimento, evidenciando que a alegria de viver é o segredo da longevidade.

Alice Corrêa

Apaixonada pela comunicação. Além de comunicadora, também possui conhecimento amplo de operações técnicas em rádio e televisão, que foi seu primeiro contato com a comunicação. Atualmente no Grupo RSCOM atua como repórter e apresentadora na Rádio Viva, além de produzir conteúdos para o Portal Leouve e suas plataformas digitais.

Recent Posts

Capotamento deixa duas pessoas feridas no bairro Industrial, em Farroupilha

Uma criança de três anos estava no veículo. Ela não se feriu

27 minutos ago

Homem é preso com drogas e cédulas de dinheiro falsas em Vacaria

Prisão ocorreu no bairro Monte Claro na segunda-feira (28); motocicleta utilizada pelo suspeito também foi…

1 hora ago

Juventude terá semana completa de treinos antes de enfrentar o Atlético-MG

Equipe de Fábio Matias retoma as atividades nesta terça-feira (29)

2 horas ago

Grêmio terá desfalque de atacante contra o CSA pela Copa do Brasil

Aravena não será opção para o técnico Mano Menezes

2 horas ago

Inter estreia na Copa do Brasil diante do Maracanã

Equipe colorada entra direto na terceira fase da competição nacional

2 horas ago

Terça-feira terá frio e chance de geada no RS

Dia será de tempo firme, com sol no território gaúcho

3 horas ago

This website uses cookies.