Geral

Celebrando 150 anos da Imigração Italiana, 4ª Festa das Colheitas é aberta em Caxias do Sul

A 4ª edição da Festa das Colheitas foi oficialmente aberta ao público na tarde desta sexta-feira (07). O evento, totalmente gratuito, é realizado nos Pavilhões da Festa da Uva e ocorre até o dia 23 de março, nas sextas-feiras, sábado e domingos. A expectativa é que 80 mil visitantes prestigiem as atrações da festa, que incluem 46 famílias de agroindústrias familiares, 85 expositores e 20 pontos de gastronomia, além de vinícola e apresentações artísticas e culturais.

A festa é marcada pela celebração dos 150 anos da chegada dos imigrantes italianos ao Rio Grande do Sul, bem como pelo reconhecimento ao trabalho dos agricultores da Serra Gaúcha, especialmente após o desastre climático de maio de 2024, que causou severos danos ao agronegócio no Rio Grande do Sul.

Autoridades do Município e do Estado estiveram presentes na solenidade de abertura. Dentre eles, o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico (PSDB); a secretária de cultura do estado, Beatriz Araújo; o presidente da comissão da Festa da Uva, Fernando Bertotto; o cônsul-geral da Itália no RS, Valerio Caruso; o presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, vereador Lucas Caregnato (PT); o presidente da Assembleia Legislativa do estado, deputado Pepe Vargas (PT) e a deputada federal Denise Pessôa (PT).

Fernando Bertotto ressaltou a organização do evento e o trabalho dos agricultores, fatores essenciais para a realização da Festa:

“A expectativa é a melhor possível. É um evento que tá muito bonito, todas as equipes trabalharam com muito carinho. E valorizando o agricultor, que é o tema principal. Afinal de contas, Caxias é o maior produtor de hortifrutigranjeiros do estado do Rio Grande do Sul”, destacou.

Foto: Marina Tusset / Grupo RSCOM

A solenidade foi marcada pela entrega simbólica da colheita, representada por uma farta cesta de alimentos, pelos agricultores Arlindo e Terezinha Dalegrave de Loreto e Mário Debastiani de Santa Justina ao trio de soberanas da Festa da Uva.

Foto: Marina Tusset / Grupo RSCOM

Em sua fala durante a abertura, Beatriz Araújo destacou o trabalho do governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, com a execução de políticas públicas para o desenvolvimento de festividades como a Festa das Colheitas. Ela afirmou que a secretaria segue atenta e aberta a novas propostas de eventos, dando continuidade ao trabalho de valorização e preservação da cultura regional, não apenas na Serra Gaúcha, mas em todo o estado.

Já o prefeito Adiló Didomenico ressaltou o aspecto intimista da Festa enquanto algo necessário, com vista na valorização dos detalhes que, de fato, é o que tornam eventos como esse tão valiosos.

Segundo ele, é essa característica da Festa das Colheitas que permite celebrar tradições e os costumes dos nossos colonizadores, de forma a manter vivas as nossas raízes:

“Se tu observar as características da nossa região, são de pequenas propriedades, mas altamente produtivas. E a grande maioria ainda na tradição familiar, seguindo os seus bisavós, avós, que foram os primeiros colonizadores. E tenho certeza que essa festa aqui vai ser um sucesso, como foram as anteriores. Já é tradicional sempre, o primeiro fim de semana vai ditar o movimento da festa. Se o pessoal vier para cá e gostar, eu tenho certeza que vai gostar, porque tem muitas atrações musicais, shows, cantoria, gastronomia farta, um local aconchegante para tu vir com a família”, conclui.

O prefeito fez sua fala na abertura do evento, acompanhado das demais autoridades presentes. Em sequência à cerimônia, cortou o laço em frente à área onde estão as casas réplicas, ocasião em que foram inaugurados os museus da Festa da Uva, localizado na Casa 1 das réplica, e Uva e do Vinho Primo Slomp, na Casa 2.

Foto: Claudia Palhano / Grupo RSCOM

A secretária municipal de Cultura, Tatiane Frizzo, ressaltou a rotatividade dos materiais expostos no Museu da Festa da Uva, com a

E ele é um museu dinâmico. A cada quatro meses, todas as peças do acervo mudam. Ou seja, você vai visitar esse museu mais do que uma vez. Serão trajes diferentes, quadros, histórias de soberanas, cartazes. Fica o convite para a comunidade conhecer esse museu, uma entrega muito importante para Caxias do Sul.

O deputado estadual Pepe Vargas (PT) relembrou a movimentação na economia local promovida pelo evento:

Vai movimentar o turismo na região, o setor de gastronomia, hotelaria e os negócios em geral, além da população da cidade, com a entrada franca. Eu acho que é uma festa muito bacana, muito importante, e eu não tenho a menor dúvida que será um grande sucesso, e a cada ano será um sucesso ainda maior.

Para além das comemorações culturais, o evento também conta com atividades como a feira da agroindústria familiar, exposições de máquinas e soluções agrícolas, feira multissetorial (com artigos da cultura gaúcha, além de itens de cama, mesa e banho, confecções,
entre outros).

Nesta edição, o grande diferencial é o Filó Cênico Musical, que contará com duas edições: dias 8 e 14 de março, às 20h, no palco principal. A programação completa pode ser conferida no site do evento.

Marina Tusset and Cláudia Palhano

Recent Posts

Como agir se um tatu for cavar no seu gramado

Quem tem jardim ou gramado bem cuidado sabe o quanto é frustrante encontrar buracos espalhados…

3 horas ago

O que significa ver uma coruja durante o dia no telhado de casa

Ver uma coruja durante o dia, especialmente pousada no telhado de casa, costuma despertar surpresa…

3 horas ago

Como tirar cheiro de alho da tábua de madeira com 1 ingrediente simples

Sabe aquele aroma de alho que insiste em ficar na tábua de madeira mesmo depois…

3 horas ago

4 erros que atrapalham o florescimento da maranta-riscada e como resolver

Você cuida da sua maranta-riscada com carinho, mas as flores nunca aparecem? A frustração é…

3 horas ago

Yucca amarelando? Descubra 4 causas e como salvar sua planta escultural

Se a sua yucca, também conhecida como yuca-pé-de-elefante ou mandioca-brava, está com folhas amareladas, não…

3 horas ago

Bento Gonçalves será palco da estreia da Tiramisù World Cup Brasil 2025

Competição internacional de confeiteiros amadores começa em maio e busca novo talento para representar o…

4 horas ago

This website uses cookies.