Geral

CDL-BG ajuda no desafio de oferecer uma boa experiência de compra ao cliente

A mudança no conceito de compra e venda tem alterado as formas como lojistas e consumidores se relacionam. Isso porque, hoje, os clientes não adquirem somente produtos ou serviços: eles são atraídos por experiências. Essa constatação, defendida pelos especialistas da área, embasa o curso ‘Experiência do Cliente’, disponível na plataforma CDL Treina (ferramenta online para acesso dos associados à Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves por meio do site www.cdlbento.com.br).

O conteúdo reflete o que se vê na prática: um mercado em transição com a popularização do acesso à internet, permitindo ao cliente muito mais voz e vez. A possibilidade de pesquisar informações sobre as empresas, marcas, produtos e serviços, deixando elogios, críticas e recomendações, obriga o estabelecimento a buscar diferenciais – sendo que o principal deles é a qualidade da experiência em todos os pontos de contato.

A proximidade do Dia do Cliente, celebrado em 15 de setembro, é um motivo extra para refletir sobre o potencial de encantamento que oferecer ‘algo a mais’ carrega. Isso significa que a linha de atuação do negócio deve prezar por um processo de compra que funcione pensando na melhor solução para o cliente, gerando interações relevantes e uma imagem de marca positiva. Veja:

Experiência/percepções 

A boa experiência adquirida pelo consumidor fará com que ele volte a comprar e recomende a loja. Conforme uma pesquisa conduzida pela Harvard Business Review, as empresas que investem em nessa abordagem conquistam resultados impressionantes e registram maior satisfação e fidelização de seus consumidores, aumentando significativamente sua receita. Ou seja: melhorar a experiência do cliente e torná-la única é uma das maneiras mais eficazes de garantir a sustentabilidade do negócio, especialmente em momentos de alta competitividade e de transformação de produtos e serviços. Portanto, a dica é investir em ferramentas que ajudem a compreender as expectativas do cliente – como a interatividade nas redes sociais.

Marketing de experiência

Também conhecido como marketing sensorial, esse método trabalha a relevância de um negócio por meio da percepção de todo o processo de compra, das interações e experiências que o cliente tem com uma empresa. Basicamente, o conceito utiliza a emoção dos clientes para conquistá-los, engajá-los e fidelizá-los. No processo de decisão de compra, estímulos são criados gerando respostas emocionais.

O curso trata desse conceito com base em três V’s: verdade, vontade e valor. Juntos, eles alcançam a excelência no atendimento. Mas, para isso acontecer, explore, experimente, teste e converse com os clientes para saber quais são as expectativas e ações que podem trazer melhores resultados.

Fidelizar é o melhor negócio

Um dado curioso, que pode mudar o jeito como uma loja enxerga seus clientes: é cinco vezes mais barato manter os clientes já conquistados do que sair à procura de novos. Fidelizar, portanto, é tornar o produto ou serviço tão irresistível que, no momento em que o cliente precisar dele novamente, irá no mesmo instante pensar na loja.  Por isso, é importante oferecer alguns dos benefícios mais valorizados por eles: atendimento qualificado, segurança nas transações, diversidade de canais de compra e integrados, vantagens e promoções frequentes, programas de fidelidade bem estruturados, economia e bons preços e confiança no nome da marca.

Gerson Lenhard

Jornalista com atuação em jornais por 25 anos e experiência de mais de 12 anos em rádio. Acompanha a política nacional e o mundo dos negócios, especialmente em Bento Gonçalves.

Recent Posts

4 máscaras nutritivas para recuperar cabelos com química que perderam o brilho

Veja 4 máscaras nutritivas para recuperar o brilho de cabelos com química e dar nova…

42 minutos ago

6 benefícios e como usar o óleo de coco em cabelos secos e quebradiços

Veja como o óleo de coco recupera cabelos secos e quebradiços com hidratação, brilho e…

1 hora ago

Domingo, na Serra, terá sol e sensação de calor durante a tarde

No decorrer do dia, especialmente da tarde para a noite, nuvens altas do tipo Cirrus…

2 horas ago

Almanaque: os fatos que marcaram o dia 04 de maio

Hoje é o Dia Internacional do BombeiroO santo do dia é São José Maria Rúbio.…

3 horas ago

Mensagem do dia: Despertar da vida

É importante perceber que o despertar da vida depende de você

3 horas ago

Ala cirista do PDT quer independência do governo, após saída de Lupi

Integrantes da legenda, mais alinhados ao ex-ministro Ciro Gomes, esperam seguir caminho de independência na…

9 horas ago

This website uses cookies.