Geral

CCJ do Senado aprova projeto que autoriza castração química voluntária para condenados por crimes sexuais

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei (PL) 3127/2019, que permite a castração química voluntária para condenados reincidentes por crimes sexuais. A proposta, de autoria do senador Styvenson Valentim (Podemos/RN), foi aprovada em fase terminativa, com 17 votos favoráveis e três contrários, e agora segue para a Câmara dos Deputados.

O projeto prevê tratamento químico hormonal destinado a reduzir a libido e a atividade sexual de reincidentes em crimes como estupro, violação sexual mediante fraude e estupro de vulnerável. Aos condenados que optarem pela castração, será concedido livramento condicional ou extinção da pena.

Argumentos a favor

O senador Valentim defendeu a medida como uma forma de reduzir os altos índices de violência sexual no Brasil. “Essa é uma opção para a diminuição do número altíssimo de crimes de violência sexual no nosso país. Não é nada ofensivo porque é opcional. O criminoso reincidente, pela mesma prática, que passou pela prisão, não foi corrigido, volta para a sociedade diversas vezes, cometendo o mesmo crime, será submetido a um tipo de tratamento que, se analisarmos pelo inverso, se fosse feito um tratamento hormonal masculino, a pessoa ficaria mais violenta, mais excitada, então estaremos fazendo o contrário”, explicou o senador.

Valentim acrescentou que a proposta oferece “tranquilidade às mulheres”, principalmente em relação aos importunadores sexuais. “É uma opção que estamos entregando para a sociedade, para reduzir o número altíssimo de crimes sexuais nesse país”, completou.

Argumentos contrários

Entre os três senadores que votaram contra a proposta, Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, argumentou que crimes sexuais envolvem não apenas a libido, mas também um desejo violento que poderia se manifestar de outras formas, mesmo após a castração química. “Óbvio que é algo optativo, mas eu tenho medo de que a pessoa que aceita fazer a castração, visando a redução ou extinção da pena, não tendo mais a possibilidade de fazer o que fazia, passe a bater, matar, cortar os seios de uma mulher. Uma pessoa que comete crime sexual é patológica, se ele optar pela castração, ele não poderá mais estuprar, no sentido literal da palavra, quem sabe ele não use uma faca”, ponderou Wagner.

Wagner também expressou dúvidas sobre a eficácia da castração química como solução para crimes sexuais. “Não sei se essa é realmente uma saída. Um estuprador, um pedófilo, é um doente mental, então não temos como saber o que ele vai fazer depois, com ira. Sinceramente, tenho dúvidas se a castração vai resolver”, acrescentou.

Alterações no projeto original

Inicialmente, o PL 3127/2019 previa a castração física, através de intervenção cirúrgica permanente. Contudo, essa medida foi retirada do texto pelo relator, senador Angelo Coronel (PSD-BA), por considerá-la inconstitucional.

Com a aprovação pela CCJ, o projeto será agora submetido à análise da Câmara dos Deputados, onde novos debates e possíveis modificações poderão ocorrer antes de sua eventual transformação em lei.

Cristiano Gauer

Recent Posts

Governo do RS destina R$ 11,3 milhões ao Fundovitis na abertura da Wine South America, em Bento Gonçalves

A feira, que ocorre de 6 a 8 de maio, reúne expositores e compradores do…

18 minutos ago

Receita Estadual do RS deflagra operação contra sonegação de ICMS no setor de tintas

Operação Occultare V para reprimir fraude fiscal no pagamento de ICMS de empresas localizadas na…

23 minutos ago

Semana da Comunicação da Câmara de Caxias do Sul debaterá os impactos da informação

Evento ocorre entre os dias 12 e 16 de maio na cidade, gratuito e aberto…

53 minutos ago

Dia D da Campanha do Agasalho será neste sábado (10) em Flores da Cunha

Ação é uma realização da Prefeitura de Flores da Cunha, em parceria com a Rádio…

1 hora ago

Garibaldi recebe Fórum Mundial de Cooperativas Vitivinícolas e reforça protagonismo da Serra Gaúcha

Representantes do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia, Itália, Espanha e Alemanha já confirmaram presença no…

2 horas ago

Veja os resultados das loterias desta terça-feira (06)

A Caixa Econômica Federal sorteou, na noite desta terça-feira (06), cinco loterias

2 horas ago

This website uses cookies.