Na manhã desta quinta-feira (5), a reportagem do Portal Leouve recebeu imagens feitas por populares que flagram uma situação incomum envolvendo um servidor de Cargo Comissionado da prefeitura de Garibaldi e um empresário da região.
No último dia 22 de outubro, por volta das 11h05min, duas pessoas foram flagradas. Trata-se de um servidor do alto escalão da prefeitura de Garibaldi e um empresário, vencedor de licitações do município. Ambos foram flagrados juntos em um estacionamento. No local, o conteúdo de uma caixa foi passado de um carro para outro.
As imagens mostram a ação das duas pessoas. Inicialmente, o empresário abre a porta de ambos os veículos, retira uma caixa e deposita o conteúdo dentro do automóvel particular do servidor. O mesmo auxilia na organização dos objetos, dentro de seu próprio carro. As filmagens não conseguiram flagrar o conteúdo da caixa.
Ainda, o vídeo repassado apresenta informações aonde apontam o empresário como fornecedor da prefeitura de Garibaldi. O mesmo teria sido vencedor de licitações que somadas, chegam a R$ 2,6 milhões nos últimos dois anos. Uma das obras vencidas pelo empresário seria o Passeio da Barragem.
A reportagem do Portal Leouve buscou contato com a prefeitura de Garibaldi e efetuou questionamentos sobre o teor do conteúdo da caixa e as motivações de um servidor público, dentro de horário de expediente, estar com seu carro particular, recebendo os objetos. Em nota, o servidor público respondeu da seguinte forma:
“NOTA DE ESCLARECIMENTO
Em razão do vídeo veiculado em aplicativos de comunicação, envolvendo minha pessoa, venho por meio desta, esclarecer que o objeto que se encontra nas mãos de Renato Tosi trata-se de material utilizado em obra realizada por empresa de propriedade deste, denominado totem de quilometragem, e não de uma simples caixa.
Evidente que o vídeo foi manipulado querendo impor versão fantasiosa, eis que é dado destaque apenas a partes de imagens, excluindo-se a realidade dos fatos. Obviamente, o objeto não possui nada em seu interior, o que é evidente em razão da facilidade de manuseio, ausência de conteúdo e da forma de exibição por parte de Renato.
Necessário consignar que o encontro ocorreu de forma casual, porém, Renato fez questão de mostrar o objeto que seria utilizado na obra e de assinalar que ele possui as características necessárias para sua função, conforme especificado no memorial descritivo da obra.
Outrossim, causa surpresa a veiculação do referido vídeo na data de ontem (04/11/2020), imediatamente após pedido de informação realizado junto à Câmara Municipal de Vereadores por Rosani Maria Fin Flores, Tiago Ferranti e Luiz Carlos Rodrigues, todos Vereadores do Partido Progressista, que solicitou dados da agenda oficial do Chefe de Gabinete, Micael Carissimi, na referida data (22/10/2020).
Ademais, é de conhecimento público sobre a implantação de localizadores nos veículos do Prefeito Municipal e no de minha propriedade (descobertos no dia 24/10/2020), o que está sendo objeto de investigação pela Polícia Civil de Garibaldi.
Da mesma forma, a veiculação destas imagens com conteúdo totalmente inverídico e distorcido também é ilegal e será objeto de medidas legais.
Por fim, é sabido que propagar inverdades é crime e verifica-se mais latente, neste momento eleitoral. Os fatos serão elucidados com brevidade, a fim de serem identificadas as pessoas envolvidas e que estas sejam responsabilizadas criminalmente pela conduta ilícita e, diga-se de passagem, reprovável, praticada.”
Foto: Divulgação