Geral

Caxiense é efetivado como Presidente do Comitê Internacional de Esportes para Surdos

O Congresso Extraordinário do Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD) realizado nos últimos dias 28 e 29 de novembro, em Lausanne, na Suíça, terminou com saldo muito positivo para Caxias do Sul. O caxiense Gustavo Perazzolo, que já exercia a presidência interina da casa, foi eleito como Presidente efetivo de um novo grupo de gestão jovem e proativo, sendo a chave conciliadora entre grupos opositores.

Inclusive, os participantes do Congresso celebraram o caminho de consenso e uniãoque o Comitê Organizador de Caxias do Sul encontrou com a Confederação Brasileira de Esportes para Surdos (CBDS), priorizando dar unidade nacional à delegação brasileira e a atenção aos atletas.

Perazzolo e a nova diretoria assumiram o desafio de alçar o esporte surdo ao mesmo patamar de visibilidade que o esporte paralímpico encontrou. “A plenária mundial iniciou em modo tenso, e com muitas questões a decidir sobre meios de estabilidade da instituição e sua representatividade perante o Comitê Olímpico Internacional. Contudo, a beleza do contraditório e do respeito às opiniões permitiram um consenso democrático sobre a reforma estatutária da instituição e sua nova diretoria”, salientou Perazzolo.

Outro destaque do evento foi a apresentação de Caxias do Sul, comandada pelo CEO do Comitê Organizador, Richard Ewald. Ele mostrou informações da estrutura esportiva e infraestrutura preparada na serra gaúcha e foi submetido a tradicional sabatina dos delegados de todos países, encerrando a apresentação com um vídeo do Prefeito Municipal Sr. Adiló Didomênico, expressando sua mensagem de boas-vindas a todas 85 nações já confirmadas paraa 24ª Surdolimpíadas de Verão Caxias 2021. O Congresso encerrou com a definição da próxima sede das Surdolimpíadas. Tóquio, capital do Japão, foi oficializada como cidade-sede dos jogos em 2025.

Italianos em Caxias do Sul

Carlo Melfi, Diretor de Atividades Esportivas e Antidopagem e Fabio Gelsomini, Secretário Geral da Federação Italiana de Esportes para Surdos (FSSI), desembarcaram em Caxias do Sul na noite de segunda-feira, dia 29 de novembro. Nesta terça-feira, 30 de novembro, eles iniciaram o dia com uma reunião na sede do Comitê Organizador e ainda pela manhã, visitaram as instalações da Universidade de Caxias do Sul, que serão utilizadas para treinamentos e/ou competições. À tarde, visitaram outros locais que abrigarão jogos ou treinos, como as duas sedes do Recreio da Juventude, o Complexo Esportivo do SESI, a sede do Clube Juvenil e visitaram instalações de hotéis da região. No Recreio da Juventude, inclusive,encontraram por acaso o Prefeito de Caxias do Sul, que conversou em italiano com os integrantes da comitiva e gravou um depoimento em vídeo para a comunidade italiana.

Nesta quarta-feira, dia 1º de dezembro, eles deverão visitar outros locais, como os Pavilhões da Festa da Uva, que será sede central dos jogos, o Estádio Centenário, que será sede do Futebol, e outros espaços de treinamento e competições, como as sedes da Marcopolo e Recreio Cruzeiro. Na quinta-feira, dia 2 de dezembro, retornam para a Itália. A delegação italiana, que participará das Surdolimpíadas Caxias 2021, de 1º a 15 de maio de 2022, contará com a representação de 89 atletas, sendo 50 no masculino e 39 no feminino.

Sobre as Surdolimpíadas

A Surdolimpíadas é um evento multidesportivo internacional, organizado pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD – International Committee of Sports for the Deaf). A primeira edição, realizada em Paris em 1924, foi também o primeiro evento esportivo para pessoas com necessidades especiais.

A Surdolimpíadas de Verão acontece a cada 4 anos e é o evento multidesportivo mais antigo, depois dos Jogos Olímpicos. Para a 24ª edição de Verão, espera-se receber 6.500 pessoas entre surdoatletas e comissões técnicas e equipes de mais de 90 países.

Como marco histórico, o Brasil será o Primeiro País da América Latina a sediar os Jogos Surdolímpicos de Verão, que será também o maior evento poliesportivo já realizado no Rio Grande do Sul.

Luiza Fim

Curiosa pelo mundo e apaixonada em comunicar. Vieses e cotidianos caxienses.

Recent Posts

Ferrugem comemora 10 anos de carreira com show especial em Caxias do Sul

No dia 27 de junho, Ferrugem, uma das maiores vozes da nova geração do pagode,…

42 minutos ago

Com estoques críticos, Hemocentro de Caxias do Sul mantém atendimento sexta (2) e sábado (3)

Serviço em Caxias do Sul precisa de doação de todos os tipos de sangue

1 hora ago

Da Tempestade à Ação: Construindo Futuros Possíveis

Não se trata mais apenas de pensar no legado para o futuro, mas no que…

2 horas ago

EGR prevê 120% de aumento no trânsito da Serra Gaúcha no Dia do Trabalhador

A expectativa é de que cerca de 559 mil veículos circulem pelas rodovias administradas durante o feriado…

2 horas ago

PM de Caxias do Sul segue hospitalizado após explosão em Porto Alegre e precisa de doação de sangue

Soldado Kroth necessita de doação de sangue. Ele está internado há 27 dias e circunstâncias…

2 horas ago

Frente Parlamentar em Defesa da Causa Animal é criada em Bento Gonçalves

Com apelo por união, empatia e políticas públicas efetivas, grupo busca combater abandono e maus-tratos…

2 horas ago

This website uses cookies.