Geral

“Caxias tem os ativos para desenvolver um ecossistema de inovação”, diz especialista espanhol na CIC

Especialista em desenvolvimento e inovação, o consultor espanhol Josep Piqué defendeu ao empresariado local, em reunião-almoço na CIC Caxias desta segunda-feira (25), que para catapultar uma cidade ao desenvolvimento é preciso construir uma união de esforços entre governo, empresas e academia. A chamada tripla hélice é a chave, segundo o presidente-executivo de La Salle Technova Barcelona, para atingir a sonhada governança.

“O governo lida com a legislação e os impostos. As empresas com a capacidade de criar valor. As universidades com a capacidade de criar talento e tecnologia. Cada um dos agentes contribui de forma diferencial a favor de um propósito comum“, ensinou Piqué.

Como exemplo de cidades que possuem um ecossistema de inovação saudável atualmente, o especialista citou a capital gaúcha Porto Alegre. O projeto, denominado Pacto Alegre, teve início em dezembro de 2017, e busca condições para transformar o município em referência de inovação, atração de investimentos e empreendedorismo, com foco na realização de transformações de amplo impacto positivo.

Foram apontadas por Piqué, também, Medelín, na Colômbia, e Barcelona, na Espanha, como lugares que foram transformados a partir da inovação, e que contaram com sua participação. De passagem por Caxias pela terceira vez (2000 e 2018), ele constatou que o município tem “uma estrutura empresarial forte, com uma tradição italiana, uma universidade forte e um governo com vontade”.

“O desafio aqui é a rapidez. Caxias tem os ativos para poder desenvolver um ecossistema de inovação. Caxias está bem, mas será que é a melhor versão de Caxias? Qual é a melhor versão? Porque se pode estar bem, é verdade, mas pode-se fazer mais. O desafio não é o mau, o desafio é o bom que eu consigo captar“, argumentou o consultor.

Para chegar ao ápice, é necessário visão sobre os desafios concretos da cidade, conforme Piqué, para direcionar aos atores a resolução e, consequentemente, atingir com rapidez a execução de projetos para o futuro. A tecnologia e o capital também são algumas das ferramentas que o especialista vê como primordiais para ter sucesso no desenvolvimento.

“Estudantes e pessoas que nascem em Caxias: quem fica aqui e quem sai porque não tem futuro? Empresas que poderiam crescer mais aqui com um ambiente empresarial adequado. Eu diria que as condições para começar são mais do que boas. O desafio aqui é a rapidez e, portanto, a união de esforços para chegar a melhor versão de Caxias“, refletiu.

Josep Piqué veio a cidade acompanhado do diretor do Departamento de Ambientes de Inovação da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Everaldo Daronco, e do superintendente do Tecno PUC, Jorge Audy. Outro evento que está na agenda da CIC nesta segunda (25) é a segunda edição do Italian Design Day RS, que tem como tema “Fabricar valor: inclusividade, inovação e sustentabilidade”. A organização é dos consulados Geral da Itália em Porto Alegre e Honorário Italiano em Caxias.

 

Luca Roth

Recent Posts

Horóscopo para sexta-feira, 2 de maio: Lua em Virgem pede organização de ideias e emoções

A sexta-feira chega com a Lua em Virgem em trígono com Júpiter, trazendo uma energia…

6 minutos ago

Dupla é presa com armas, colete e carros roubados em Bento Gonçalves e Carlos Barbosa

Adolescente de 17 anos e homem de 35 foram flagrados com armas, munições e colete…

39 minutos ago

Incêndio atinge setor de serragem de empresa em Garibaldi

O fogo foi contido e não se espalhou para outras áreas da empresa. Apesar do…

59 minutos ago

Governo confirma recuperação da Rota do Sol com melhorias em acessos de Caxias do Sul e São Francisco de Paula

Secretário Estadual de Logística e Transportes assegurou inclusão de estudo técnico no projeto de recuperação…

1 hora ago

Operação flagra mais de 30 motoristas sob influência de álcool em Caxias do Sul

Ação, realizada no centro da cidade, realizou um total de 116 testes de etilômetro e…

3 horas ago

This website uses cookies.