Foto: Cristiane Barcelos / SMS
Uma grande ação contra a dengue ocorre nesta sexta-feira (26) em Caxias do Sul, que adere à mobilização para prevenção da proliferação do Aedes Aegypti e da transmissão de dengue, chikungunya e zika vírus, do Ministério da Saúde, por meio da Vigilância Ambiental em Saúde, ligada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Durante todo o dia, agentes de combate às endemias farão uma mobilização em diferentes pontos da cidade, convidando a população para a iniciativa “10 minutos contra o Aedes”: a ideia é que cada pessoa dedique um tempo do seu dia para verificar se há algum local com água parada no pátio de suas casas, já que é nesse ambiente que o mosquito transmissor das três doenças se reproduz.
Pela manhã e tarde, os agentes estarão nas Estações Principais de Integração (EPIs) Imigrante e Floresta e também nas paradas de ônibus da Bento Gonçalves e da Pinheiro Machado (junto antigo Ópera), onde há grande fluxo de pessoas, para distribuição de material informativo e para esclarecer dúvidas da população. Em caso de tempo bom, também será montada uma tenda em frente ao prédio da Vigilância Ambiental para atender a comunidade.
Neste dia, os agentes de endemias estarão identificados com uma camiseta na cor laranja e com crachá. A ação chama atenção para a urgência de a população atender ao chamado da Vigilância Ambiental em Saúde e buscar eliminar os criadouros do Aedes aegypti: neste ano, já foram encontrados 185 focos. “Os agentes de endemias estão fazendo um trabalho incansável e visitando residências e pontos estratégicos, mas nada disso será suficiente se cada pessoa não atender ao chamado. Precisamos que cada pessoa reserve um tempinho e faça a limpeza de seu pátio, tire qualquer pote que possa juntar água, pois é nesses locais que o mosquito deposita seus ovos. Precisamos que todos se engajem nessa luta junto conosco”, pede a diretora técnica da Vigilância Ambiental, Sandra Tonet.
Até o próximo dia 27, a Vigilância Ambiental também realiza o Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRA). O método de amostragem tem como objetivo observar os índices de infestação predial, o índice de densidade nos criadouros inspecionados e quais são os criadouros predominantes do mosquito.
Distribuição de focos:
43 – Cruzeiro
20 – São José
13 – Colina Sorriso
11 – São Luiz da 6 ª Légua
10 – Reolon
9 – São Cristóvão
8 – Bela Vista
9 – Charqueadas II e Nossa Senhora de Lourdes
6 – Charqueadas I e Petrópolis
5 – De Lazzer e Tijuca
4 – Santa Lúcia Cohab
3 – Centenário e Sagrada Família
2 – Desvio Rizzo/Jardim da Lagoa, Jardim América, Mariland e Pio X
1 – Centro, Charqueadas, Cristo Redentor, Jardim do Shopping, Jardim Eldorado, Marechal Floriano, Mariani, Santa Fé, Santa Lúcia, Universitário, Vila Seca e Vinhedos
Agora, a Justiça aguarda o laudo psicológico dos adolescentes, que a perícia deve entregar na…
Último treino antes da partida será no CT do Avaí
Villasanti ficará fora dos treinos por tempo indeterminado
Torcedores com mensalidades em dia podem comprar até quatro ingressos com valor reduzido
Atletas ficam à disposição após preservação
Audiência foi realizada de forma semipresencial; próximas oitivas estão marcadas para 9 de junho
This website uses cookies.