Geral

Caxias do Sul participa de pesquisa nacional sobre saúde bucal

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que a partir da próxima segunda-feira (22) a 22 de setembro Caxias do Sul participa de um levantamento para avaliar as condições de saúde bucal da população. Coordenada pelo Ministério da Saúde, a pesquisa serve para informar ao Sistema Único de Saúde (SUS) as doenças mais prevalentes na população e as necessidades de cada município.

Duas equipes compostas por três pessoas, identificadas com crachás específicos dessa ação e com uma van do programa Brasil Sorridente, vão realizar as visitas nos bairros Charqueadas, Jardim América, Jardim Margarida, Reolon, Bom Pastor e Planalto-Rio Branco. Os bairros foram sorteados de forma aleatória pelo Ministério da Saúde.

O levantamento ocorre em duas fases. No dia 22 de agosto começa a primeira etapa, quando auxiliares de dentistas irão visitar as moradias para agendar a segunda etapa da ação, que consistirá em um exame de saúde bucal realizado na residência. Farão parte da pesquisa as pessoas nas faixas etárias de 5 anos, 12 anos, de 15 a 19 anos, de 35 a 44 e de 65 a 74 anos. O segundo momento, quando ocorrerão os exames de saúde bucal, começará em 1º de setembro, conforme data agendada com cada morador. Esses exames de rotina serão realizados por cirurgiões dentistas, acompanhados pelos auxiliares, para verificar situações como cárie dentária, traumatismo dentário e o impacto dessas doenças na qualidade de vida. Além de realizar a pesquisa, a equipe orientará a procurar a UBS de referência se for necessário atendimento odontológico.

“O apoio da população é essencial para o levantamento, pois é só com essa ajuda que vamos saber a situação do município. Por isso, as pessoas que aceitarem participar do levantamento vão ajudar a melhorar a saúde bucal na cidade, é desse modo que mostramos para o Ministério quais as necessidades e quais assuntos precisam de prioridade”, afirma a diretora-técnica do Núcleo de Saúde Bucal da SMS, Luciana Benfica Abrão.

O levantamento é realizado de dez em dez anos em todo o Brasil. O último ocorreu em 2010, porém, com a pandemia, a pesquisa prevista para 2020 foi adiada. A partir desse estudo, o Ministério observa quais as necessidades para campanhas futuras e as estruturas sobre saúde bucal em cada cidade e Estado.

*Fonte SMS

Paula Brunetto

Recent Posts

Prazo para pagamento do IPTU 2025 com desconto é prorrogado em Bento Gonçalves

Contribuintes podem fazer o pagamento em cota única com 10% de desconto ou optar pelo…

29 minutos ago

Aos 116 anos, morre a gaúcha Irmã Inah, a pessoa mais velha do mundo

Nascida em 8 de junho de 1908, Inah era considerada a pessoa mais velha do…

1 hora ago

Sindicato propõe modernização da Codeca com foco em sustentabilidade e valorização dos trabalhadores em Caxias do Sul

Representantes do SINDILIMP destacam necessidade de investimentos, nova estrutura organizacional e parque de máquinas menos…

1 hora ago

Leite afirma que prioridade é a reconstrução do RS, mas sem abrir mão de candidatura à presidência

Em entrevista exclusiva à Jovem Pan Porto Alegre 90.7 FM, emissora do Grupo RSCOM, governador…

2 horas ago

Prédios públicos, pórticos e monumentos de Caxias do Sul vão receber iluminação cênica

Ação faz parte do contrato da PPP da Iluminação que prevê a implantação de iluminação…

2 horas ago

Ferrugem comemora 10 anos de carreira com show especial em Caxias do Sul

No dia 27 de junho, Ferrugem, uma das maiores vozes da nova geração do pagode,…

3 horas ago

This website uses cookies.