Geral

Caxias do Sul foi o município da Serra que mais abriu postos de trabalho em outubro

Foi divulgada na última semana pelo Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul a carta do mês de outubro do Mercado Formal de Trabalho.

O documento mostra que, durante o mês de outubro, foram abertos 253,1 mil empregos formais no Brasil, sendo a maior parte das contratações nos Serviços. Já o Rio Grande do Sul criou 19,5 mil postos de trabalho, grande parte no Comércio.

Na Serra Gaúcha, Caxias do Sul foi o município que mais abriu postos de trabalho no mês, com 920 vagas criadas, sendo a maior parte na Indústria. Vacaria, Canela, Torres e Bento Gonçalves completaram o posto das cinco cidades que mais geraram oportunidades de trabalho no mês.

Apesar do desempenho positivo da região, São Sebastião do Caí foi o único município que registrou saldo negativo, com 35 empregos fechados, sendo a maioria na Indústria.

De acordo com a Coordenadora do Observatório do Trabalho da UCS, Lodonha Maria Portela Coimbra Soares, a expectativa para os próximos meses é positiva, porém, ela ressalta que a economia não é uma ciência exata, mas sim uma ciência social, e que ela retrata a realidade da sociedade.

“Então nós sabemos que o desemprego ainda está alto, a taxa de desemprego e o número de desempregados no Brasil ainda é elevado, nós temos também um aumento no índice de desemprego mais informal, a informalidade chega a mais de 40% no Brasil, em Caxias do Sul chega a 35%, é um número elevado. Temos também o aumento da taxa de desempregos porque muitos estavam desalentados”, explica.

A especialista ressalta que, de acordo com as estatísticas, uma pessoa só é considerada desempregada quando procura emprego no último mês. Após passar um mês sem enviar currículos, a pessoa passa a ser considerada desocupada.

“Essa taxa de desocupação estava muito elevada, por isso que aumentou a taxa de desemprego, porque quando a economia começou a melhorar, principalmente aqui na região, as empresas, os setores começaram a contratar, mais pessoas começaram a buscar, a levar o seu currículo, e isso aumenta a taxa de desemprego”, complementa.

Ela ainda afirma que o avanço da vacinação e o controle dos índices do covid-19 auxiliam na retomada econômica.

Os dados da Carta são extraídos da base de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia (ME).

Fernanda Tomás

Recent Posts

Perseguição termina em acidente e prisão de foragido em Caxias do Sul

O homem tinha diversos antecedentes. Com essa prisão, a GM já realizou 42 capturas de…

6 minutos ago

Incêndio de grandes proporções destrói restaurante no Centro de Gramado

As causas do incêndio devem ser investigadas nos próximos dias, já que ainda não se…

55 minutos ago

REFIS 2025: Arroio do Sal oferece parcelamento de dívidas em até 144 vezes com descontos especiais

Com valor mínimo por parcela de R$ 80, pessoas físicas e jurídicas interessadas podem participar…

2 horas ago

Saiba como fazer mussarela “fior di latte” caseira e economizar uma grana preta

Aprenda a fazer mussarela "fior di latte" caseira com ingredientes simples e economize preparando um…

3 horas ago

Qual o significado da espada-de-são-jorge como presente no Dia das Mães

Descubra por que a espada-de-são-jorge é o presente ideal no Dia das Mães: simbolismo, proteção…

3 horas ago

Em 15 dias, mais de 1.200 pessoas faltam a consultas médicas em UBSs de Caxias do Sul

Ao marcar e não comparecer, o usuário tira a oportunidade de que outra pessoa possa…

3 horas ago

This website uses cookies.