Geral

Caxias do Sul espera receber 231 moradias populares através de programa habitacional do governo do RS

Era agosto de 2017 quando Caxias do Sul inaugurava, pela última vez, moradias populares através de programas habitacionais estaduais ou federais. Na ocasião, foram entregues as 420 unidades que integram o Residencial Rota Nova, no bairro Matioda, pelo Minha Casa, Minha Vida”. Com expectativa de retomar a participação na lista dos contemplados, o município tem se reunido com integrantes dos governos Eduardo Leite e Luiz Inácio Lula da Silva.

Na última sexta-feira (28), o diretor de Habitação da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária do Estado (Sehab), Guido Bamberg, esteve em Caxias para dar andamento às tratativas dos participantes da segunda fase do programa “A Casa é Sua”.

Segundo Bamberg, o governador Leite deve anunciar novidades da iniciativa no dia 21 de agosto. A ideia é que os processos sejam assinados até setembro e que as obras estejam em andamento até o início do ano que vem. Quem está à frente do tema no município é o secretário da Habitação Wagner Petrini, que garante que a segunda maior cidade gaúcha é prioridade no recebimento de casas populares.

“Quanto às unidades habitacionais, a gente fez todo um projeto e Caxias do Sul terá, do governo do Estado, 231 unidades [habitacionais]. Na verdade, Caxias do Sul vai ser o município que mais vai ter unidades destinadas pelo governo do Estado. Depois de muito tempo o governo do Estado olha para Caxias, no sentido da habitação”, conta Petrini.

Foto: Natália Silvestre Soares/Prefeitura de Caxias

O projeto “A Casa é Sua” integra o programa macro “Avançar nas Obras e Habitação”. Segundo o chefe da pasta, o vínculo entre o prefeito Adiló Didomenico e o governo do Estado, além das visitas de comitivas caxienses à Porto Alegre, para conversas com o secretário estadual da Habitação, trouxeram resultados.

Petrini adianta que áreas do Campos da Serra e de Ana Rech, por exemplo, estão na mira para a construção de conjuntos habitacionais.

“Temos alguns terrenos consolidados na região do Campos da Serra, de Ana Rech. Na região Sul e Norte estamos ‘vendo’ para comprar alguns lotes. E essas casas serão de alvenaria, em terrenos individuais. É um baita passo para Caxias do Sul”, frisa o secretário.

“Habita Caxias” e “Minha Casa, Minha Vida”

Por meio do “Minha Casa, Minha Vida”, Petrini informou que mais de 400 moradias devem ser levantadas no Loteamento San Gennaro, próximo ao Residencial Rota Nova. O projeto ainda está em fase de cadastro, junto ao governo federal.

“São unidades de apartamentos, que nem no Campos da Serra. Já é uma área do município, tem uma escola perto e tem o projeto para 440 unidades [habitacionais]. Algumas de dois dormitórios e outras de três dormitórios. “, disse.

Ainda de acordo com o titular de Habitação, deve ser lançado, em breve, um programa habitacional que integra as esferas municipal, estadual e federal: o Habita Caxias. Além disso, ele indica a viabilização da compra de lotes urbanizados como objetivo.

“Estamos tentando viabilizar uma política nova, que é a compra de lotes urbanizados. Por que, quando tu precisa de uma remoção ou reassentamento meio urgente, até tu fazer o licenciamento de uma área, usar uma área pública, geralmente custa muito caro e muito tempo. Então, ao invés de tu fazer a drenagem e terraplanagem, tu já compra o lote urbanizado e resolve a questão da habitação”, revela.

Uma atualização cadastral das pessoas que estão na fila de espera por uma moradia também está nos planos da pasta de habitação.

Luca Roth

Recent Posts

Ala cirista do PDT quer independência do governo, após saída de Lupi

Integrantes da legenda, mais alinhados ao ex-ministro Ciro Gomes, esperam seguir caminho de independência na…

4 horas ago

Polícia investiga caso de homem que filmou banho de alunas em universidade de Novo Hamburgo

O suspeito, que não foi preso, acabou sendo demitido da Feevale, após as denúncias

5 horas ago

Em jogo polêmico, Internacional perde para o Corinthians no Brasileirão

Colorado levou virada dos paulistas, por 4 a 2, em jogo realizado na Neo Química…

5 horas ago

Veja os resultados das loterias deste sábado (03)

A Mega-Sena, que tem o prêmio previsto de R$ 12,8 milhões, teve as seguintes dezenas…

6 horas ago

Portugal expulsará 18 mil estrangeiros ilegais antes das eleições

O endurecimento das regras de imigração tornou-se uma das principais bandeiras de campanha do governo…

7 horas ago

Trabalhos acelerados para preparar Capela Sistina para o conclave

É uma "etapa fundamental” para a Igreja Católica, diz Silvio Screpanti, vice-diretor de infraestrutura do…

7 horas ago

This website uses cookies.