Representantes do segmento acompanharam a votação no plenário da Câmara | Foto: Rhebekka de Moraes/Câmara Caxias/divulgação
Os vereadores aprovaram por unanimidade, nesta quinta-feira (21), o projeto de lei (27/2024) que cria o Conselho Municipal de Povos e Comunidades Tradicionais e de Matriz Africana (CMTMA) em Caxias do Sul. De acordo com a proposta, assinada pelo poder Executivo, o objetivo é estimular a promoção de atividades, combater a discriminação e intolerância, e preservar a cultura das comunidades tradicionais de terreiros.
Referência no segmento no Estado, Caxias conta com mais de 700 casas de religião de matriz africana, além de ramificações culturais afros, segundo o projeto. A matéria justifica que a criação do conselho virá no sentido de auxiliar este público em demandas, que serão discutidas de forma organizada e estruturada com integrantes do poder público.
“Um exemplo disso, é a forma de culto, no qual alguns adeptos da religião, por falta de esclarecimento, não sabem onde podem ou devem cultuar seus orixás e entregam por vezes de formas inadequadas e em lugares impróprios aos olhos da comunidade”, salienta um trecho do projeto.
O conselho será composto por 20 membros, sendo 10 de órgãos do governo municipal e 10 de entidades da sociedade, como União das Associações de Bairros (UAB), e representativas da comunidade alvo, como a Associação de Umbanda Caxias (AUC).
Na prática, prevê a lei aprovada, serão atribuições do grupo, entre outras, definir diretrizes para formulação, propor a instituição e acompanhar a execução de políticas públicas para os Povos Tradicionais de Matriz Africana; participar da elaboração da proposta orçamentária do município; apreciar ou propor mudanças em legislações referentes aos direitos deste público; e convocar, a cada dois anos, uma Conferência Municipal dos Povos Tradicionais de Matriz Africana de Caxias do Sul.
Etapa classificatória da 20ª Fenavinho acontece no Estádio Montanha dos Vinhedos, das 9h às 16h,…
Assaltante foi detido no bairro São Roque depois de ser surpreendido por funcionário e agentes…
Confira o horóscopo de domingo, 27/04 e veja como a Lua Cheia pode transformar seu…
Aos 26 anos, jovem natural dos Caminhos de Pedra avança na caminhada rumo ao sacerdócio…
Mobilização cobrou reajuste salarial, ampliação do vale-alimentação e criticou postura do Executivo em relação às…
Houve quedas acentuadas nos latrocínios, roubos a pedestres, furtos de veículos, roubos de veículos e…
This website uses cookies.