(Foto: Unsplash/Reprodução)
Após a confirmação de um caso de raiva em um morcego em Caxias do Sul, ocorrido em abril deste ano, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Vigilância Ambiental em Saúde, alerta sobre os cuidados que precisam ser tomados.
Morcegos infectados com raiva podem transmitir a doença a outros animais ou mesmo a humanos. Por isso, segundo Rogerio Poletto, médico veterinário da Vigilância Ambiental em Saúde, a orientação é nunca manusear os morcegos diretamente. Ele explica que, o ideal, é utilizar baldes, caixas ou vassouras e jamais tocar no animal, até o contato com a Vigilância Ambiental para orientações ou recolhimento. Conforme o veterinário, morcegos que estiverem fora de sua colônia, mortos ou aparentando fraqueza, devem ser submetidos a análise. O animal pode ser encaminhado à Vigilância Ambiental em Saúde, para que seja submetido a teste em laboratório de referência.
Ao todo já foram encaminhados para pesquisa de raiva material de 36 animais, sendo 33 morcegos, um cão, um gato e um bugio, mas apenas o teste de um morcego resultou positivo. O mamífero foi encaminhado por uma pessoa que o encontrou desfalecido no chão no Centro da cidade. Como o animal foi apanhado com a mão, o morador foi encaminhado para realizar soro e vacina antirrábica.
A SMS orienta que em caso de possível exposição ao vírus da raiva, seja por mordedura, lambedura e/ ou arranhadura de animal, deve-se lavar imediatamente o local com água corrente e sabão em abundância e procurar assistência médica para, se necessário, aplicação de vacina e/ou soro antirrábico.
Mais informações podem ser obtidas na Vigilância Ambiental em Saúde, que fica na Rua Ernesto Alves, 1922, Centro, e o telefone é 3901-2503.
Dela sairá a fumaça branca que sinalizará a eleição do novo pontífice; conclave começa no…
Com os suspeitos foram apreendidos uma espingarda calibre .38 com duas munições, uma faca, porções…
Os dois jogadores são observados pela comissão médica tricolor
Time grená segue 100% no Estádio Centenário, mas quer primeira vitória como visitante
Atleta retornou aos treinos após lesão muscular.
Após lesões ligamentares, Caíque e Peixoto foram observados em jogo-treino
This website uses cookies.