Basquete

Caxias do Sul Basquete faz bom jogo, mas não consegue bater a equipe de Franca

Foto: Matheus Magnani/ Basquete
Foto: Matheus Magnani/ Basquete


O Caxias do Sul Basquete enfrentou o atual líder do NBB e invicto Franca, a equipe caxiense fez um bom jogo, lutou até o final, mas acabou derrotada por 68 a 83. A partida começou melhor para a equipe Francana, mas no segundo quarto o Caxias recuperou e foi para o intervalo com apenas 3 pontos de diferença. Na volta, Franca recuperou a vantagem, mas o Caxias não desistiu, lutou até o final, mas não conseguiu tirar a invencibilidade de Franca. Durante a partida, o pivô Wesley Sena acabou caindo em uma disputa de bola, a suspeita é de fratura no úmero, ele será melhor avaliado nas próximas horas.

A equipe contou com 3 desfalques: Rafa Oliveira e o argentino Canta e Eddy. Os dois primeiros com lesões na coxa. Canta deve viajar para Brasília na semana que vem, Rafa ainda não tem previsão de retorno. Outro desfalque foi o ala, Eddy. A comissão técnica e médica optou por preservar o jogador para a próxima sequência de jogos.

Com a derrota o Caxias cai para a décima colocação com 40% de aproveitamento, são 20 jogos com 8 vitórias e 12 derrotas.

A partida começou com uma chuva de bolas de três, duas para cada lado. O Caxias do Sul Basquete trabalhou bem a sua defesa, e brilhou no ataque abrindo 5 pontos de vantagem, mas depois de alguns erros, viu os adversários empatando e disparando no placar. Com isso o técnico Rodrigo Barbosa pediu tempo, após a parada a equipe voltou, mas não conseguiu a recuperação. Fim do primeiro quarto: 15 a 26.

O segundo quarto começou com o Franca acertando mais dois pontos e abrindo ainda mais a vantagem, mas isso não resumiu como foi o período.

O Caxias voltou com a pontaria no ataque e fazendo o dever na e aos poucos diminuiu a diferença para 5 pontos, obrigando o técnico Helinho a parar o jogo.

Após a parada, os caxienses voltam e ainda diminuem a diferença para 1 ponto. Mas comete alguns erros no ataque e vê Franca abrir 5 pontos novamente. Nisso foi a vez do técnico Rodrigo Barbosa parar o jogo, o Caxias voltou melhor, na intensidade do início do período, e diminuiu a diferença para apenas 3 pontos.  Fim do Segundo quarto: 35 a 38.

A volta do intervalo foi com uma bola de três do Franca. Ambas as equipes aproveitaram seus ataques, enquanto o Franca acertava de três, o Caxias não deixava eles deslanchar no placar e marcavam de dois. Os segundos foram passando e os donos da casa ficaram nervosos no ataque, deixando a equipe visitante gostar do jogo e abrir 10 pontos de diferença. Com isso, hora de mais uma parada do técnico Rodrigo Barbosa, e na volta uma bola de três de Cauê Verzola para diminuir a diferença. Um quarto muito parelho, e intenso para os dois lados, com uma diferença de apenas 4 pontos na parcial para a equipe do estado de São Paulo. Fim do terceiro quarto: 55 a 62.

No último quarto de jogo, Pedro começou abrindo o placar, e o Caxias diminuiu a diferença para apenas dois pontos. Mas o Franca aproveitou alguns erros e abriu 7 pontos de vantagem. Quando o jogo estava parelho, com apenas essa mesma diferença no placar, faltando 07:40 minutos para o final do jogo, o Pivô Wesley Sena numa disputa de bola acabou caindo e se machucando. Após a lesão do Wesley a equipe voltou, mas não conseguiu pontuar. O técnico Rodrigo Barbosa parou o jogo, mas não adiantou a equipe estava nervosa e não conseguia reagir. Barbosa, optou por colocar a base em quadra para dar mais experiências e rodagem para a base caxiense que deu conta do recado e levou o final da partida. Fim de jogo: 68 a 83

Destaques para Pedro 19 pontos e 3 Assistências. Humberto com 16 pontos, 5 rebotes e 2 assistências e Cauê com 10 pontos, 8  rebotes e 3 assistências.

No domingo, o Caxias do Sul basquete viaja para o Distrito Federal, onde enfrentamos as duas equipes da capital federal. Contra Brasília, na segunda-feira às 20h. E contra Cerrado, na quarta-feira, às 20:30h. Ambos os jogos com transmissão no Youtube.