Geral

Casos ativos de coronavírus aumentam de forma significativa na última semana, em Garibaldi

Em uma semana, os casos ativos de coronavírus aumentaram 1.436% em Garibaldi. De acordo com último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde, do dia 1º ao dia 7 de janeiro, o município contabiliza 169 casos ativos. Sendo que, nos dados divulgados no dia 31 de dezembro o número não passava de 11 casos.

Na última semana, durante entrevista à reportagem do Grupo RSCOM a Secretária da Saúde de Garibaldi, Clarisse Lagunaz, explicou que já nos primeiros dias do ano de 2022 foi observado um aumento no número de pessoas, principalmente da faixa etária dos 17 aos 35 anos, procurando o Ambulátorio Covid-19 com sintomas de febre, tosse seca, coriza e dor de cabeça. E, o alerta, é para que os munícipes fiquem atentos a qualquer sinal de sintomas.

Estamos solicitando às pessoas que tiverem algum sintoma para que se mantenham isoladas, assim como seus familiares. E no terceiro dia de sintomas busquem fazer o teste de antígeno, disponível no Ambulatório Covid”, destaca a secretária de Saúde, Clarisse Lagunaz.

Ainda conforme a secretária, caso o resultado do antígeno seja negativo, mas o paciente possua dois ou mais sintomas, o mesmo será encaminhado para o PCR (resultado de 3 a 5 dias).

A Secretaria Estadual de Saúde, através do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), declarou nesta sexta-feira (7) a transmissão comunitária da variante ômicron do coronavírus. Até este momento, o Rio Grande do Sul já teve a identificação de 255 casos confirmados ou sugestivos para essa linhagem em 34 municípios gaúchos ou em visitantes ao RS. De acordo com as amostras coletadas de casos de ômicron confirmados e sugestivos, o município de Garibaldi aparece na análise com a confirmação de três casos.

Desde o início da pandemia até o momento, Garibaldi confirmou 6.431 casos. Destes, 6.186 pessoas conseguiram se recuperar. No Hospital Beneficente São Pedro, não há ocupação de leitos por conta de pacientes com Covid-19.

Com pouco mais de 35 mil habitantes, segundo o último Censo do IBGE, o município aplicou 28.499 em 1ª dose, o que representa 81,42% da população. Com a segunda dose, 26.770 pessoas foram imunizadas e 6.768 em dose de reforço.

O poder público e entidades estão se manifestando nas redes sociais pedindo para que a comunidade continue mantendo os protocolos de higiene, uso de máscaras e evitando aglomerações. A CIC e CDL publicaram um nota chamando atenção para o momento que exige responsabilidade, “Nosso objetivo é *PRESERVAR VIDAS* e evitar que, assim como nos dois últimos anos, protocolos de restrição novamente sejam adotados contra o setor produtivo. O alerta permanece e os cuidados não devem ser menosprezados neste momento preocupante”.

Lilian Donadelli

Recent Posts

Autor de homicídio na Zona Norte de Caxias do Sul é preso

O preso é acusado de homicídio consumado em abril no Loteamento Morada dos Alpes, na…

6 minutos ago

Comércio de Caxias do Sul poderá abrir com funcionários no Dia das Mães

Permissão também abrange o comércio varejista de Flores da Cunha, Nova Pádua e São Marcos;…

7 minutos ago

Identificados mortos em colisão frontal na BR-470, em Nova Prata

Os dois veículos bateram de frente no km 154 da rodovia, por volta das 7h30

39 minutos ago

Ícone da comunicação, Paulinho das Quebradas volta à programação da Rádio Viva

Top of Mind e mais de 30 anos como líder de audiência, o comunicador voltará…

57 minutos ago

Homem é preso após atirar no vizinho em briga por cão e gato em Caxias do Sul

O cão do autor do disparo matou o gato da vítima dias antes. Na sexta-feira…

1 hora ago

Câmara de Pinto Bandeira vota contratação de profissionais e apoio a projeto sobre trabalho rural

Sessão de 6 de maio tratará de contratações na saúde e veterinária, além de projeto…

2 horas ago

This website uses cookies.