Geral

Casa é construída próxima a barranco na linha ferroviária de Bento Gonçalves

Uma obra de uma casa às margens de um barranco no bairro Humaitá, em Bento Gonçalves, tem chamado a atenção ao longo de 2022. A estrutura foi erguida encostada no muro de um prédio residencial e está muito próximo ao limite de um precipício. Na base, passa o trilho da malha ferroviária da cidade, que vai até Carlos Barbosa.

A construção irregular causa desconforto e incômodo aos moradores dos arredores. Tamanho o descontentamento que a a vizinhança procurou o poder público municipal para indagar a respeito de como que o projeto pôde ser executado em um local perigoso e colado a um prédio residencial. A prefeitura de Bento Gonçalves informou que “junto ao Município a obra foi embargada, porém o proprietário apresentou um documento onde a Rumo (responsável pelos trilhos) autorizou a construção. Mesmo assim o IPURB notificou e deu a negativa para aprovação da edificação.”

O poder público também foi questionado se o proprietário da obra deveria desmanchar e remover a estrutura da casa, porém, até o fechamento desta matéria a pergunta não foi respondida.

Procurada pela equipe de reportagem, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) manifestou-se através de nota. No posicionamento, a agência confirmou ter conhecimento da situação e procurou a empresa responsável.

A Agência Nacional de Transportes Terrestre tem conhecimento da denúncia de invasão na faixa de domínio da linha férrea entre Jaboticaba (RS) e Carlos Barbosa (RS), que é concedida à Rumo Malha Sul. A ferrovia está em operação somente entre Bento Gonçalves (RS) e Carlos Barbosa – o restante está desativado pela Concessionária. A Agência esclarece que a Rumo Malha Sul foi acionada para prestar informações sobre as ações de integridade do trecho.”

Também através de nota, a Rumo, companhia responsável pelo trecho, posicionou-se afirmando que “está apurando os fatos e uma equipe irá até o local nos próximos dias para verificar a área“. Caso seja comprovada a ocupação irregular, ações serão tomadas.

A empresa está apurando os fatos e uma equipe irá até o local nos próximos dias para verificar a área. Caso comprovada a ocupação irregular da faixa de domínio ferroviária, a concessionária aplicará notificação extrajudicial ao ocupante com prazo para a remoção de forma voluntária.

A Rumo esclarece ainda que procura impedir as ocupações irregulares em locais sob sua concessão.  Sempre que constatada a irregularidade, adota as medidas administrativas necessárias para a reintegração de posse, visando a segurança da operação ferroviária e da população.
Além disso, mantém ativos canais de comunicação com a sociedade, a fim de receber denúncias, vistoriar e notificar ocupações irregulares. O contato pode ser feito pelo telefone 0800 701 2255.

Agora a companhia responsável pelo trecho irá investigar a situação da estrutura construída e, posteriormente, deverá tomar alguma medida referente ao caso. A população aguarda pelo desfecho da história.

Günther Scholer

Recent Posts

Motociclista fica ferido em acidente no ‘Trevo da Santa’, em Farroupilha

Homem de 67 anos conduzia uma Honda 250R. Ele foi encaminhado para atendimento no Hospital…

16 minutos ago

Família morre em colisão entre carro e caminhão na BR-386, em Soledade

Casal, irmão e idosa de 84 anos seguiam viagem quando bateram de frente com caminhão;…

1 hora ago

Horóscopo para Quinta-Feira, 1 de maio: Mercúrio em Áries segue acelerando a comunicação

A quinta-feira chega com o céu favorecendo ajustes práticos e revisão de rotinas. Com a…

2 horas ago

Duplicação da ERS-122 e novo viaduto vão transformar acesso norte de Caxias do Sul, projeta vice-prefeito

Edson Néspolo pode se inteirar das obras que irão ocorrer no trajeto da RS-122 do…

2 horas ago

Romaria dos Motociclistas ao Santuário de Caravaggio de Farroupilha ocorre nesta quinta-feira (1º)

A concentração ocorre nos pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul, com saída…

3 horas ago

Rádio Viva promove Festa do Trabalhador 2025 com shows gratuitos em Caxias do Sul

Evento reúne música, lazer e solidariedade nos Pavilhões da Festa da Uva com entrada gratuita…

4 horas ago

This website uses cookies.