Geral

Cartórios do RS podem emitir certidões gratuitas até o fim do mês

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) autorizou os cartórios de registro civil do Rio Grande do Sul (RS) a fornecer certidões de nascimento, casamento e óbito gratuitamente até o fim de junho, seja a primeira via ou segunda. A medida atenderá, sobretudo, quem perdeu documentos nas enchentes no estado, em maio.

A decisão do corregedor Nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, nesta terça-feira (11), em Brasília, ocorre após pedido do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) para garantir o acesso gratuito à documentação civil básica a todos os cidadãos atingidos pelas enchentes.

“A catástrofe climática que atingiu o estado do Rio Grande do Sul causou dezenas de mortes e afetou a vida de milhares de pessoas. Para além das vidas ceifadas e dos prejuízos materiais, outra consequência da tragédia é a perda ou destruição de documentos importantes, como carteiras de identidade, CPFs e certidões de registros de nascimento e casamento”, afirmou o ministro Luis Felipe Salomão em sua decisão.

Recomeço

Para justificar o pedido de gratuidade para emissões de certidões civis, o TJ do Rio Grande do Sul comunicou ao CNJ que realizará a segunda fase do programa Recomeçar é Preciso!, com a execução da ação Central Cidadania, com o governo estadual e a participação de diversos órgãos públicos gaúchos.

O tribunal estadual destacou que a iniciativa – marcada para entre 17 e 23 de junho – ocorrerá em um shopping de Porto Alegre. E será voltada, principalmente, a cidadãos que não puderam participar da segunda edição anual da Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!, promovida pelo CNJ, em parceria com o Poder Judiciário de todo o país, entre 13 a 17 de maio, visando erradicar o sub-registro civil de nascimento no país e ampliar o acesso à documentação civil básica a todos os brasileiros.

Para o corregedor nacional de justiça, a iniciativa gaúcha é de grande relevância para a reconstrução das vidas atingidas pela tragédia, uma vez que a documentação básica é requisito fundamental para a obtenção de benefícios sociais e o cadastro nos programas mantidos pelo Poder Executivo.

Além da recuperação gratuita de certidões de casamento, nascimento e óbitos pelos registradores civis, o mutirão — promovido pelo tribunal e pelo governo gaúcho — permitirá também a emissão da segunda via de carteira de identidade e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pelos respectivos órgãos; e de matrículas de imóveis pelos cartórios de imóveis de Porto Alegre.

Os cidadãos que forem ao local ainda poderão receber orientações jurídicas sobre benefícios federais como o programa Bolsa Família, Seguro Desemprego e outros, além de atendimentos médicos e odontológicos.

Acesso gratuito a documentos

Ação Central Cidadania, do programa Recomeçar é Preciso, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul

· Período: 17 a 23 de junho;

· Horário: 13h às 18h;

· Local: segundo pavimento do estacionamento E2 do Shopping Total, na Av. Cristóvão Colombo, 545, Bairro Independência, Porto Alegre (RS);

·  serviços oferecidos e seus respectivos setores disponíveis no link

*Via Agência Brasil

Alice Corrêa

Apaixonada pela comunicação. Além de comunicadora, também possui conhecimento amplo de operações técnicas em rádio e televisão, que foi seu primeiro contato com a comunicação. Atualmente no Grupo RSCOM atua como repórter e apresentadora na Rádio Viva, além de produzir conteúdos para o Portal Leouve e suas plataformas digitais.

Recent Posts

Fecouva de Flores da Cunha confirma edição histórica em 2026

Festa Colonial da Uva e do Moranguinho já movimenta equipes junto à comunidade do distrito…

17 minutos ago

Réu é condenado a 26 anos de prisão por matar personal trainer em Montenegro

A pena ocorre em regime inicialmente fechado e foi determinada a imediata execução da condenação…

47 minutos ago

Duas pessoas são presas e adolescente é apreendido durante operações policiais em Bom Jesus

Ações contra o tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo aconteceram nos…

1 hora ago

Moradora denuncia falta de água desde quarta-feira (23) no Loteamento Cembranel, em Bento Gonçalves

Corsan aponta intervenções e falta de energia como causas e prevê normalização ainda ao longo…

2 horas ago

Dois estabelecimentos são interditados em ação contra perturbação do sossego em Caxias do Sul

Ações de fiscalização ocorreram em diversos pontos da cidade, com dois estabelecimentos interditados no bairro…

2 horas ago

Polícia investiga sumiço de cachorro comunitário em carro da prefeitura de Vacaria

Negão, como é chamado, era mantido por moradores da rua Libório Rodrigues, no Centro; ele…

2 horas ago

This website uses cookies.