Geral

Campanha “Adote um Ciclo” arrecada absorventes para mulheres e adolescentes em situação de vulnerabilidade, em Garibaldi

A dignidade menstrual é um direito da mulher, mas milhares delas enfrentam a chamada “pobreza menstrual”, ou seja, não têm acesso a recursos, infraestrutura e conhecimento mínimo. Pensando nisso, até o final do mês de março o município de Garibaldi está engajado na campanha “Adote um ciclo”, que visa arrecadar absorventes íntimos femininos para destinar posteriormente a mulheres que pertençam a famílias inscritas em programas de assistência social.

De acordo com a pesquisa “Pobreza Menstrual no Brasil: Desigualdade e Violações de Direitos”, 713 mil meninas brasileiras vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em casa e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas. Isso inclui falta de acesso a absorventes e instalações básicas, como banheiros e sabonetes. A pesquisa foi lançada em maio de 2021 pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

A dificuldade de acessar serviços e a pobreza menstrual podem ser fatores de estigma e discriminação, levando muitas vezes à evasão escolar. Uma enquete realizada pelo UNICEF com meninas e mulheres que menstruam apontou que 62% afirmaram que já deixaram de ir à escola ou a algum outro lugar de que gostam por causa da menstruação e que 73% sentiram constrangimento nesses ambientes.

A ação, que integra a programação do Mês da Mulher, é uma iniciativa da Apeme Mulher, Bancada Feminina da Câmara de Vereadores de Garibaldi, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM) e Parceiros Voluntários – Unidade Garibaldi. As doações de absorventes podem ser feitas na sede da Associação das Pequenas e Médias Empresas (Apeme) ou em oito farmácias de Garibaldi: Fran Farma, Drogabel, Panvel, São João (Buarque de Macedo, Avenida Independência e Avenida Rio Branco), Essência Farmácia de Manipulação e Dose Diária.

Lilian Donadelli

Recent Posts

Ligação ao novo esgoto em Farroupilha pode aumentar conta de água em até 70%

Moradores terão até 120 dias para adaptar canos à nova rede

1 hora ago

Profissionais da educação infantil protestam por melhores condições de trabalho em Caxias do Sul

Falta de estrutura, acúmulo de funções e desigualdade com servidores municipais motivaram paralisação em 50…

2 horas ago

Homem é atacado por puma em Maquiné, no Litoral Norte do RS

Agricultor foi ferido após ser surpreendido pelo felino na zona rural; estado de saúde é…

2 horas ago

Havan mira Garibaldi: nova loja pode chegar à Serra Gaúcha ainda em 2025

O empresário Luciano Hang, dono da rede Havan, esteve em Garibaldi nesta última quinta-feira (1º)…

3 horas ago

Três homens morrem em acidentes no trânsito durante fim de semana na Serra

Colisões em Bento Gonçalves, Garibaldi e Salvador do Sul envolveram carro, moto e quadriciclo; vítimas…

3 horas ago

Três pessoas são presas com mais de 14 kg de maconha em Caxias do Sul

Em outra ação, homem de 70 anos foi preso por porte ilegal de arma em…

4 horas ago

This website uses cookies.