Geral

Câmara de Vereadores de Farroupilha capacita funcionários no projeto Me Respeita

Um trabalho conjunto entre Coordenadoria da Mulher e CDL, promove em Farroupilha a capacitação da Campanha Me Respeita, cuja intenção é preparar estabelecimentos comerciais e de serviços para os casos de violência contra a mulher, seja ela física, psicológica ou sexual.

A Câmara de Vereadores participou, através de seus servidores, da segunda edição do Me Respeita e torna-se um local com devido preparo para acolher mulheres em situação de risco. Atualmente a cerca de 40 estabelecimentos do município preparados e com o selo da campanha expostos em seus empreendimentos.

O jornalista e assesor de imprensa da Casa Legislativa, Gabriel Venzon, comentou em entrevista ao Grupo RSCOM, sobre a importância do projeto e como a capacitação impacta no seu dia a dia de trabalho.

“É muito importante não só para mim, mas para a Câmara como um todo. Porque hoje é os primeiros passos que campanha está dando, com cerca de 40 estabelecimentos cadastrados. Mas quando isso se tornal algo banal, quando todos os locais tiverem pessoas com essa capacitação, com certeza a mulher em uma situação de risco estará mais acolhida. Ela terá essa empatia dos funcionários dos estabelcimentos para poder fazer esse acolhimento para ela”, disse.

O curso ministrado pela coordenadora da Mulher e advogada, Franciele Rech, conta com o apoio nas explanações da Brigada Militar, Polícia Civil e Gabinete da Primeira Dama, onde desenvolvem possíveis cenários e protocolos a serem seguidos pelos estabelecimentos.

Enfatizado pelos órgãos de segurança o uso do 190 para casos de risco e emergência, e 180 para denúncias, a Coordenadoria também oferece o apoio através da Rede de Proteção desenvolvida no Município com apoio psicológico e de acolhimento.

Venzon também diz que todo o aprendizado da capacitação pode ser compartilhado com os colegas de trabalho.

“Pode sim, porque a instrução que a gente recebe basicamente é nos orientar quais canais a gente deve procurar quando ocorre os casos. Seja uma perseguição, um assédio ou a violência física. Então ajuda, como a vítima vai estar nervosa, nos ajuda a instruir nessa situação, sem colocar nenhum funcionário em risco neste cenário”.

O Me Respeita foi desenvolvido pelo vereador Marcelo Broilo (MDB) em 2021, e aprovado por unanimidade pelos parlamentares

Cristiano Lemos

Recent Posts

Morador de Taquara é suspeito de abusar de 158 crianças, total pode ultrapassar 700 vítimas

Classificado por policiais como sendo o maior predador sexual do Rio Grande do Sul

25 minutos ago

Casal é preso por sequestro e extorsão em Venâncio Aires

O homem, de 24 anos, e uma mulher, 28, teriam mantido um homem em cárcere…

1 hora ago

Manifestação em defesa da obtenção de cidadania italiana é realizada em Porto Alegre

A ação foi um protesto contra decreto-lei que busca definir que, para obter a cidadania…

2 horas ago

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 11 milhões neste sábado (3)

As apostas podem ser feitas até as 19h, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em…

2 horas ago

3 erros ao tentar espantar cobras do quintal que podem aumentar o perigo

Saiba quais são os 3 erros mais perigosos ao tentar espantar cobras do quintal e…

3 horas ago

Como tirar mancha de graxa da roupa com um ingrediente que você tem em casa

Descubra como tirar mancha de graxa da roupa usando detergente neutro. Técnica fácil, rápida e…

3 horas ago

This website uses cookies.