Foto: Tales Armiliato/Câmara Caxias/divulgação
O reconhecimento a dois homens do campo marcou a entrega da Medalha Agricultor Destaque do Ano de 2023, pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul na noite desta terça-feira (25). Os produtores Elio Cedania Bampi e Lucas Potter receberam a distinção em sessão solene, no plenário do Parlamento.
Ao longo da solenidade, aconteceram apresentações musicais do Grupo de Filó Felice Personne. Na próxima sexta-feira, 28 de julho, será comemorado o Dia Nacional do Agricultor. A condução da cerimônia coube ao presidente da Casa, vereador Zé Dambrós.
Presidente da Comissão de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo, a vereadora Gladis Frizzo fez o pronunciamento do Legislativo. A partir da tribuna, ela destacou que a vida de um agricultor é a saga do esperar.
“A lição que fica é a persistência. Cultivar a terra não é para qualquer pessoa. Começa por saber qual a melhor terra, a época ideal, para colocar as sementes. Esse verdadeiro alquimista da terra desenvolve o próprio ofício com muita sabedoria”, enalteceu. A parlamentar leu breves currículos dos homenageados.
Depois de serem condecorados com a medalha, cada um deles também se dirigiu até a tribuna, para breves agradecimentos. Bampi estendeu os méritos para a sua família, ressaltando que os seus filhos se dedicam à vitivinicultura, de maneira exemplar. Potter destacou o movimento sindical e os cursos de técnica agrícola, como os responsáveis por manterem o jovem no campo.
A criação do prêmio partiu dos ex-vereadores Geni Peteffi e Marcos Daneluz, a partir dos decretos legislativos 207-A/2007 e 230-A/2008.
Elio Cedanir Bampi tem 78 anos e durante a sua vida teve a preocupação de modernizar os métodos de produção. Hoje em dia, mantém mecanização e gotejamento em toda a sua propriedade, que possui cerca de 28 hectares de produção de uvas e oito hectares de produção de citrus. O agricultor produz anualmente de 3 a 4 milhões de litros de vinho.
O outro indicado, Lucas Potter, estudou na Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (Efaserra). O jovem está fazendo a sucessão na propriedade juntamente com a família, que produz uva, citrus, caqui, entre outros alimentos para subsistência. Mora, atualmente, na Estrada Municipal do Vinho, em Nova Palmira.
As ações da Brigada Militar foram realizadas na tarde de terça-feira (29) nos bairros Pio…
Última atividade com portões abertos acontece nesta quarta-feira (30)
Equipe de Fábio Matias já voltou aos treinos após derrota para o Internacional
João Pedro deve retomar espaço no time titular de Mano Menezes
Início da manhã pode ter nevoeiro e chance de geada em algumas regiões
This website uses cookies.