Foto: Daiane Gonsalves/CAAF
Serão apresentadas neste sábado (20) as novas instalações da Cooperativa de Agricultores e Agroindústria Familiares de Caxias do Sul (CAAF), localizadas no Loteamento Vale dos Pinhais, no Bairro Diamantino, próximo à Rota do Sol e BR-116.
A estrutura ampliada inclui área específica para agroindústria destinada à elaboração de alimentos higienizados e processados. Este é um passo importante para levar ainda mais alimentos saudáveis e de qualidade à população caxiense, principalmente na alimentação escolar, programas sociais e hospitais. Antes, a Cooperativa estava instalada no bairro São Luiz da Sexta Légua.
No sábado, às 14h, a cooperativa recebe associados e convidados para apresentar as novas instalações, que ocupam 1.400 m² de área. O espaço é usado desde julho e representou investimento de aproximadamente R$ 1 milhão em equipamentos e infraestrutura.
O gerente da cooperativa, Marcos Regelin, afirma que essa mudança é uma conquista, uma vitória, pois foram superadas muitas dificuldades para chegar a esse ponto.
“Cada dia é uma luta, cada dia é um desafio e é muito importante nós podermos chegar aqui, porque hoje as instalações que nós estamos apresentando elas atendem as nossas necessidades, atendem as exigências dos nossos clientes, das instituições e dessa forma a gente tem condições de atender adequadamente as necessidades do nosso associado, dos agricultores, e também das instituições que nos procuram para que a gente forneça os alimentos”, relata.
A CAAF
Com 300 famílias cooperadas, a cooperativa atende mercados institucionais, como escolas, quartéis, hospitais e programas sociais, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Pelo menos 90% da produção é de agricultores caxienses e o restante, de outros municípios da Serra, dos Campos de Cima da Serra e do Litoral. Além dos produtores de hortifrutigranjeiros, a cooperativa conta com 18 agroindústrias associadas – produtoras e industrializadoras de alimentos como pães, biscoitos, massas, bolos e chimias.
A história da CAAF começou em 2009, quando a Lei Federal 11.947 instituiu a obrigatoriedade de que pelo menos 30% da alimentação das escolas públicas fosse fornecida pela agricultura familiar. Cerca de 30 produtores de Caxias do Sul se mobilizaram e criaram a Associação de Agricultores Familiares de Caxias do Sul. Um ano depois, em 10 de novembro de 2010, foi fundada a Cooperativa CAAF.
“Então hoje nós estamos aí já com 11 anos de existência, fazendo um trabalho, cumprindo a nossa missão, que é a de organizar os agricultores, produzir e entregar aos nossos clientes uma alimentação saudável, de uma forma correta, cumprindo legislações e atendendo as necessidades das instituições”, avalia o diretor, Marcos Regelin.
Prazo unificado facilita o planejamento dos motoristas; atraso pode gerar multas, juros e até apreensão…
Três ocorrências foram registradas em abril, incluindo a morte de uma jovem; Vigilância Epidemiológica reforça…
O horóscopo para quarta-feira avisa: embora o dia pareça comum, haverá movimentos sutis no campo…
O homem tinha diversos antecedentes. Com essa prisão, a GM já realizou 42 capturas de…
As causas do incêndio devem ser investigadas nos próximos dias, já que ainda não se…
Com valor mínimo por parcela de R$ 80, pessoas físicas e jurídicas interessadas podem participar…
This website uses cookies.