(Foto: Divulgação)
O Brasil chegou ao 100º caso de gripe aviária do subtipo H5N1 neste ano, de acordo com dados divulgados pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) na sexta-feira (15).
Os registros de contaminação começaram em maio e, após o pico, no mês seguinte, com 44 casos, desaceleraram em julho e agosto. Mas voltaram a apresentar alta agora em setembro.
A maioria ocorreu em aves migratórias. Apenas dois casos foram identificados em aves de criação, voltadas para a alimentação dos proprietários: o primeiro na cidade de Serra (ES), em junho, e o outro em Maracajá (SC), em julho.
Até o momento, o País não confirmou casos da doença em granjas voltadas para o comércio em larga escala. Por isso, o governo afirma não haver risco para o consumo de carnes e ovos. Além disso, nunca houve a transmissão da doença para humanos no Brasil.
O maior número de focos (72% do total) foi registrado na Região Sudeste – maioria no Espírito Santo (29 casos), onde surgiram os primeiros focos, seguido por São Paulo (25) e Rio de Janeiro (18). Dois novos casos foram divulgados na sexta: um em Praia Grande (SP) e outro em São João da Barra (RJ), ambos em aves silvestres.
No fim de maio, o Rio Grande do Sul registrou um foco da doença em aves silvestres no município de Santa Vitória do Palmar.
Neste momento, o foco das medidas adotadas pelo Ministério da Agricultura e secretarias de Estado é evitar que o H5N1 chegue às grandes granjas do Brasil, que é o principal exportador de carne de frango do mundo e o segundo maior produtor global, atrás dos EUA.
Fonte: O Sul
Em outra ação, também no sábado, a GM prendeu uma mulher por tráfico de drogas…
Na estreia de Mano Menezes na Arena, Christian Oliveira fez o gol da vitória do…
Procedimento cirúrgico de Jair Bolsonaro envolveu a retirada de aderências no intestino e a reconstrução…
Instituição selecionada terá R$ 163,2 mil de apoio financeiro
O suspeito foi abordado por uma guarnição, que realizou a identificação e constatou a existência…
Foram apreendidos 4,8 kg de maconha, dinheiro, quatro celulares, uma balança de precisão e um…
This website uses cookies.