Foto: Mauro Teixeira / Grupo RSCOM
O ano de 2022 recém começou e Caxias do Sul já registrou duas mortes por afogamento, sendo o jovem Quemuel Melos Teles, de 14 anos, que morreu afogado no último domingo (16), na represa do Complexo Dal Bó, e Nilmar Almeida, de 13 anos, também vítima de afogamento neste último final de semana nas águas do Rio Caí. Além destes dois casos, também ocorreram outros registros de vidas perdidas neste início de ano, vítimas de afogamento em represas, piscinas e rios.
Dadas as circunstâncias, a equipe de jornalismo do Grupo RSCOM entrou em contato com o Tenente-Coronel do Corpo de Bombeiros de Caxias do Sul, Julimar Fortes Pinheiro, para abordar os principais cuidados e recomendações para os banhistas, principalmente neste verão.
“O ideal seria, realmente, que as pessoas não buscassem tomar banho nas barragens, até porque são locais de depósitos de água e, por conta disto, existem diferentes profundidades e nunca o relevo é constante. Caso as pessoas venham a estar lá, que não adentrem na água ou, se assim fizerem, entrem com a água no máximo no limite da cintura, tendo em vista que esta é uma condição de segurança tanto para questão de equilíbrio dentro da água, tanto para evitar qualquer tipo de situação adversa ou até mesmo um afogamento”, comentou Pinheiro.
Outro assunto importante questionado com o tenente, é sobre como as pessoas devem agir caso visualizem alguém se afogando.
“O ideal é que essa pessoa consiga auxiliar o outro que está numa situação de risco. Não recomendamos que, mesmo que a pessoa saiba nadar, que ela nade em direção à pessoa que esta se afegando, ao contrario, que ela procure um meio, algo que ela possa alcançar para essa pessoa, para que ela possa se manter flutuando sobre a lâmina d´água com a cabeça e com as vias aéreas fora da água, e, com isto, possa se alcançar algum outro objeto que consiga trazer essa outra pessoa para margem. Geralmente as pessoas que nadam ao encontro de quem está se afogando acabam por também se afogando, pois ao tentar subir para a superfície, acabam se agarrando na outra pessoa e, por vezes, ambas acabam submergindo e se afogando”, ressaltou o bombeiro.
O comandante também explicou que, se por ventura alguém estiver se afogando, e uma segunda pessoa consiga trazer a vítima até a margem e a mesma estiver desacordada, a orientação é que o popular ligue para os Bombeiros pelo 193 ou para o Samu através do 192 e permaneça no local. Outro ponto importante, é que os banhistas não entrem embriagados na água, e é imprescindível que o banhista não adentre em áreas onde se desconheça a profundidade, pois corre-se o risco de ser um fundo lodoso, ou um fundo com pedras, sem contar que podem haver galhos, podendo deixar a pessoa presa.
“A condição de saber nadar não vai ser garantia que as pessoas irão se salvar quando colocadas em situação de risco. Lógico que ajuda bastante, mas por exemplo, quando nós estamos numa correnteza de um rio, quando nós estamos numa rebentação junto ao mar, ou numa corrente de retorno, em situação onde a pessoa mesmo tendo a habilidade de natação, mas a velocidade será muito maior que sua capacidade de reação nadando, então o ideal é as pessoas não se coloquem em situação de risco”, disse Julimar.
Outro ponto são as piscinas que, mesmo parecendo inofensivas, elas também carecem muito cuidado.
“Não devemos correr nas bordas para evitar quedas, podendo bater a cabeça e acabar se afogando por ficar caído na água desacordado. Não devemos deixar crianças sozinhas, sendo no lado externo ou tomando banho, pois é um risco muito grande”, ressaltou o tenente.
Vale ressaltar que o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) reforçou que é proibido acessar as represas de Caxias do Sul.
A Mostra Gramado acontece no dia 5 de maio na capital francesa, como parte da…
Medida, com a inscrição “veículo vistoriado”, passou a ser disponibilizada para os condutores que estiverem…
O Supremo Tribunal Federal condenou o ex-presidente a 8 anos e 10 meses de prisão…
Use folhas de louro para espantar insetos e perfumar sua casa com esse truque simples,…
Descubra por que seu gato te lambe como se você fosse outro gato e o…
Samae realiza o serviço de limpeza e desinfecção entre os dias 5 e 9 de…
This website uses cookies.