Caxias do Sul

Bombeiros combatem incêndio de grandes proporções na Marcopolo em Ana Rech

Bombeiros combatem incêndio de grandes proporções na Marcopolo em Ana Rech


Incêndio atinge setor de plásticos da fábrica (Fotos: Mauro Teixeira)

Pelo menos seis caminhões do Corpo de Bombeiros, além de dois carros da Brigada de Combate à Incêndio da empresa combatem um incêndio de grandes proporções que atinge a unidade da Marcopolo, localizada no km 142 da BR-116, em Ana Rech, no interior de Caxias do Sul, neste domingo, dia 3 de setembro.

Os bombeiros de Caxias trabalham para controlar o fogo que teria iniciado no setor de plásticos da unidade, com o auxílio dos bombeiros de Flores da Cunha, Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, além de de outras unidades. Os funcionários da brigada de incêndio da unidade foram convocados para auxiliar o combate às chamas, e pelo menos uma viatura do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) também apoia a ação dos bombeiros.

Não há informação do que teria iniciado o incêndio

O Corpo de Bombeiros orienta motoristas e população em geral para que não se aproximem do local, pois não está descartado o risco de explosão. No local atingido funciona a produção de itens de plástico para carrocerias de ônibus. O fogo teria se alastrado em consequência da composição do material, considerado altamente inflamável.

O sinistro teria iniciado por volta das 16h, mas não há informações sobre as causas do incêndio. A assessoria de imprensa da empresa informa que não há possibilidade do fogo atingir outras unidades.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que atende a ocorrência, o trânsito está lento na rodovia.

Incêndio atinge Marcopolo de Caxias do Sul (Fotos: imagens de internautas)

No início da noite, o Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) emitiu uma nota oficial lamentando o ocorrido e expressando “lamento e solidariedade” com trabalhadores, direção, acionistas e colaboradores da empresa.
A nota indica que a Marcopolo representa “um dos pilares da economia e da própria comunidade de Caxias do Sul”.

O presidente do Simplás, Jaime Lorandi, afirma que a empresa é associada ao sindicato, e que o plástico está presente em pelo menos um terço da composição de cada veículo que é fabricado pela companhia.

“A Marcopolo é uma multinacional com raízes locais. Mais do que responder por grande parte da força econômica da região, exerce um vínculo pessoal com muitas das indústrias que se originaram a partir dela. A Marcopolo não faz só ônibus. Ela faz outras empresas, graças às pessoas que começam ali e depois se tornam empreendedores e geradores de empregos e renda, por aqui e pelo mundo”, afirma Lorandi.