Geral

BM aguarda definição enquanto famílias contestam reintegração de posse

Área é ocupada há cerca de um mês por nove famílias (Fotos: Bruno Mezzomo/arquivo)

A reintegração de posse de um terreno da prefeitura de Bento Gonçalves localizado no bairro Vila Nova 3 que foi invadido por cerca de nove famílias há aproximadamente um mês é esperada para acontecer ainda nesta semana, obedecendo a uma determinação da juíza Romani Terezinha Bortolás Dalcin, titular da 3ª Vara Cível de Bento Gonçalves. A Brigada Militar (BM) aguarda apenas a definição do comando geral sobre a indicação do efetivo que realizará a ação, que não será feita por policiais de Bento.

De acordo com o major Álvaro Martinelli, subcomandante do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (BPAT), a definição pelo uso de soldados de outros municípios – muito provavelmente vindos de Caxias – se deve a uma impossibilidade em deslocar policiais da cidade para a tarefa e deixar descoberto o policiamento ostensivo.

Não vamos usar gente nossa. Deve ser de Caxias do Sul. Se usarmos pessoal nosso, vamos comprometer três, quatro dias de serviço. Essa que é a questão toda. Vem gente de fora justamente para não comprometer o serviço daqui”, avalia.

A prefeitura e o oficial de Justiça destinado para cumprir o mandado expedido em caráter liminar pela juíza Romani Dalcin aguardam apenas a definição da BM para realizar a ação. Martinelli acredita que uma definição deve ocorrer ainda nesta semana.

Espero que saia esta semana. A questão toda é essa, de não deixar que a coisa tome muita forma”, indica Martinelli.

Enquanto a reintegração de posse não é efetivada, as famílias esperam uma outra solução. Desde o dia 30 de agosto, eles aguardam a decisão sobre um recurso encaminhado ao Tribunal de Justiça procurando embargar a decisão local. A intenção deles é permanecer no terreno.

De acordo com Valderez Rosa, um dos advogados que atuam de forma solidária na defesa dos interesses das famílias, enquanto o embargo não for julgado, a reintegração não deveria ser realizada.

Na verdade, ainda não saiu uma decisão. No momento em que encaminhamos o agravo aqui, há um efeito suspensivo automático”, acredita.

Além disso, Rosa revelou que há informações de que existe um litígio com relação à propriedade da área, que não seria legalmente do município.

 

Carlos Tabajara afirma que as famílias querem permanecer na área

Atualmente, mais de 30 pessoas ocupam o terreno localizado na rua Arlindo Augusto Menegotto, com pequenas casas de madeira construídas e mobiliadas, utilizando água e luz a partir da boa vontade de alguns vizinhos.

A expectativa de Carlos Tabajara, de 34 anos, é que tudo aguarde ao menos a realização da audiência entre os interessados com a Justiça, marcada para o dia 18 de outubro.

Até agora, ninguém olhou para nós, para o que precisamos. Ao contrário, querem nos fazer passar por bandidos”, desabafa.

O Procurador-Geral do Município, Sidgrei Spassini, contesta a posição e garante que a decisão será cumprida. Segundo ele, não há suspensão da liminar, e os recursos encaminhados não foram aceitos na justiça estadual.

“Em momento algum a decisão foi cassada, então ela pode ser cumprida a qualquer momento”, garante. Spassini contesta qualquer ilegalidade quanto à posse do terreno. “É o jus esperneandi”, disse.

A última movimentação divulgada pela Justiça é da sexta-feira, dia 1º de setembro, com uma determinação suscinta: “Vistos. Aguarde-se a medida de reintegração determinada”.

Redação Leouve

Recent Posts

Havan mira Garibaldi: nova loja pode chegar à Serra Gaúcha ainda em 2024

O empresário Luciano Hang, dono da rede Havan, esteve em Garibaldi nesta última quinta-feira (1º)…

4 minutos ago

Três homens morrem em acidentes no trânsito durante fim de semana na Serra

Colisões em Bento Gonçalves, Garibaldi e Salvador do Sul envolveram carro, moto e quadriciclo; vítimas…

20 minutos ago

Três pessoas são presas com mais de 14 kg de maconha em Caxias do Sul

Em outra ação, homem de 70 anos foi preso por porte ilegal de arma em…

1 hora ago

Homem é preso por receptação de carro com placa clonada em Farroupilha

Indivíduo estava na posse de um VW/Golf, furtado em Caxias do Sul

2 horas ago

Detento é encontrado morto na Penitenciária de Bento Gonçalves

Paulo Eduardo Duarte, preso por crimes sexuais, foi localizado sem vida; Polícia Civil investiga circunstâncias…

2 horas ago

Inter reavalia meia Alan Patrick por desconforto muscular

Jogador é dúvida para jogo contra o Atlético Nacional, pela Libertadores

3 horas ago

This website uses cookies.