Comportamento

Bicicletada em homenagem à artista venezuelana Julieta Hernandez é realizada em Garibaldi

Comunidade se une nesta sexta-feira (12) para protestar contra violência às mulheres e homenagear cicloativista brutalmente assassinada no Amazonas 

(Artista viajava de bicicleta quando foi atacada e morta - Reprodução/Instagram)
(Artista viajava de bicicleta quando foi atacada e morta - Reprodução/Instagram)

Com a bandeira #JulietaPresente, pessoas de todo Brasil e do exterior estão se mobilizando em ‘bicicletadas’ para homenagear Julieta Hernández, artista de circo e cicloativista venezuelana, que foi encontrada morta na última sexta-feira (5), em Presidente Figueiredo (AM). O movimento terá expressão na Serra Gaúcha, com um evento marcado para esta sexta-feira (12) em Garibaldi, a partir das 16h30min. O ponto de encontro será no Boulevard, dando início a um cortejo que percorrerá a Rua Buarque de Macedo até o Didarte Centro Cultural, local onde acontecerão homenagens, rezas, canções e uma oficina de palhaçaria.

Julieta, de 38 anos, residia no Brasil e pedalava até a Venezuela para celebrar as festas de fim de ano com sua família. No entanto, em 23 de dezembro, ela deixou de responder aos contatos e foi dada como desaparecida. Quase duas semanas depois, seu corpo foi encontrado com sinais de violência, sendo vítima de roubo, agressões e abuso sexual, antes de ser assassinada. Um casal foi preso após confessar o crime.

Diane Schizzi Becker, atriz responsável pela organização da ‘bicicletada’ em Garibaldi, destacou a importância de homenagear Julieta e manifestar indignação contra a violência às mulheres. “Sou mulher, sou mãe de duas meninas e também me considero uma pessoa sonhadora, assim como foi Julieta Hernandez. Ela era uma mulher migrante, palhaça, cicloviajante, uma pessoa muito generosa que levava a arte por esse Brasil em cima de uma bicicleta. Infelizmente, ela é mais uma vítima dessa sociedade doente que não permite que mulheres sejam livres. Então, estamos nos mobilizando como forma de homenagear Julieta e também de manifestar nossa indignação perante essa atrocidade que fizeram com ela e com tantas outras mulheres. Participe de bike, a pé, fantasiado ou não. Mas, participe! Vou usar uma frase da própria Julieta para nós todas enquanto grupo, enquanto coletivo de mulheres, nós queremos chegar aos nossos destinos sem temer a vida”, destaca.

A página @bicicletadajulieta no Instagram está atualizando a lista de eventos confirmados. Ativistas de todo o país são convidados a organizar bicicletadas simultâneas na sexta-feira (12/01/2024), em solidariedade a Julieta e em protesto contra o feminicídio e a violência às mulheres, utilizando a Hashtag #JulietaPresente.