Foto: Marcelo Casal Jr. / Agência Brasil
Após um registro negativo nas vagas de trabalho geradas em março, Bento Gonçalves volta a crescer na geração de empregos. Ao longo do mês de abril, foram 127 novos postos. O setor de maior destaque, segundo o boletim do Observatório da Economia (OECON) do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), foi o de serviços.
Os números do quarto mês do ano são iguais aos de fevereiro. Em março, entretanto, os índices foram negativos. À época, Fabiano Larentis, autor do Boletim do OECON, destacou que a situação se dá em virtude de uma sazonalidade típica. O mesmo fenômeno havia sido registrado ainda em 2021.
“Uma atividade que contratou nos últimos meses e agora está demitindo é na área de apoio administrativo focado em gestão de documentos. Também [o setor de] bebidas houve redução, o setor alimentício na área de sucos, que tinham contratado mais no final do ano. Então, a gente percebe que tem um aspecto da sazonalidade associado à produção de alguns setores.” Destacou em entrevista ao Portal Leouve.
Conforme analisado através do Novo Caged, o setor de serviços foi responsável por 123 novas vagas. Dentro dos serviços, a área de alimentação foi a maior geradora de oportunidades com 23. No relatório, os serviços de escritório estão em segundo lugar com 20, educação com 19 e T.I. soma 18. Por fim, o comércio contribuiu com a criação de 35 vagas e a construção civil com 16.
Nem todos os setores registraram bons números. Por exemplo, a indústria registrou seu terceiro mês consecutivo de retração. No quarto mês do ano, foram fechados 47 postos de trabalho. Mesmo assim, o setor apresenta um número positivo de vagas no panorama de janeiro a abril. São 150 oportunidades.
No acumulado do ano, Bento computa a geração de 727 vagas. Desta forma, a cidade está posicionada no 16º lugar entre os municípios que mais criaram empregos no Rio Grande do Sul. Assim como na avaliação mensal, o setor de serviços é o maior contribuinte para os índices, são 440 vagas.
O total de empregos formais no mês (47.828) é 1,5% superior ao de dezembro de 2021 (47.101. A marca é o maior volume da série até então. “Há uma estabilidade no total de empregos formais, considerando janeiro a abril de 2022, cenário semelhante ao identificado no mesmo período de 2021”, pondera Fabiano Larentis.
Os números de Microeemprendedores Individuais seguem aumentando na Capital da Uva e do Vinho. No mês de abril, foram 162 novas admissões. Com estes dados, Bento Gonçalves apresenta elevação de 1,5% no número de MEIs em 2022.
Uma mulher foi atropelada por uma motocicleta no início da noite desta terça-feira (30), por…
A motivação teria sido uma dívida de cerca de R$ 40 mil que o acusado…
Durante a abordagem, foram apreendidas 440 porções de crack, um telefone celular e um veículo…
Entre os dias 30/04 e 04/05, (PRF) realiza reforço de suas atividades nas rodovias federais…
Entidade nega irregularidades e afirma que processo seguiu critérios legais, após críticas de coletivo de…
A Quina, a Lotomania, a Super Sete, a Lotofácil, Dupla Sena e a +Milionária foram…
This website uses cookies.