Na próxima segunda-feira (13), acontece em Bento Gonçalves a celebração da 144ª Festa de Santo Antônio. Nesta data, o evento em homenagem ao padroeiro da cidade contará com uma programação repleta para que, após dois anos, a celebração volte a acontecer. Apesar da data oficial, as ações em virtudes da Festa já começaram há meses.
Ainda no dia 11 de março, ocorreu a entrega do troféu aos festeiros de 2021 e o lançamento oficial da 144ª edição. Após, a partir do dia 23 abril, ocorreram as visitas oficiais, ao todo, 35 locais entre paróquias e comunidades receberam o Padre Volmir Comparin, seus colegas e, também, os festeiros da edição de 2022. Além destes pontos, escolas também receberam as visitas.
O Padre Volmir Comparin conversou com o Portal Leouve sobre estes preparativos e como ele tem visto a fé da população em relação ao padroeiro da cidade. “Santo Antônio está presente na história das famílias do nosso município de Bento Gonçalves. Estivemos fora também em outros lugares, mas Santo Antônio é um santo presente na vida, nas orações que as pessoas sempre fizeram ao longo da história. Eu acho que, como Nossa Senhora de Caravaggio, Santo Antônio está no DNA de nossas famílias aqui do nosso município, fomos muito bem recebidos nas comunidades que eu pude acompanhar. Os colegas padres e festeiros que foram também nas escolas, olhando, vendo, anunciando, convidando. Também fomos muito bem recebidos lá.”
O Padre Volmir comentou a respeito da programação da segunda-feira, dia 13 de junho. Conforme informado pelo religioso, na data “teremos a Alvorada Festiva às 06h. Vamos fazer um pouco de barulho para dizer que é um dia especial e diferente. Tem missa às 07h, às 08h30min e às 10 horas. Essas são de manhã, no interior do Santuário, com a benção da saúde, bênção dos pães e assim por diante. Depois tem o almoço, e a tarde, às 15h deveremos ter Missa Campal, virá o nosso Bispo Diocesano, Dom José Gislon para presidi-la. A seguir vamos fazer a Procissão pois também é tradicional e às 18h a última missa com encerramento do dia, agradecimento da equipe dos festeiros e apresentação dos novos festeiros.”
Ainda conforme o Padre Volmir Comparin, não há uma previsão de público uma vez que o evento volta a ocorrer de forma totalmente presencial, como era antes da pandemia. Entretanto, conforme ele relembrou, em 2019, foram cerca de 15 mil pessoas. O frio, segundo ele, não deverá assustar os fiéis.
Para que toda festa ocorra de maneira segura aos devotos e demais pessoas que circularão pelas ruas de Bento Gonçalves, a equipe da Paróquia de Santo Antônio reuniu-se com as forças de segurança do município. Representantes da Polícia Civil, Brigada Militar e Departamento de Trânsito conversaram com o Padre Volmir na segunda-feira. Serão empregados soldados da BM em pontos estratégicos, além do efetivo da Guarda Civil Municipal e do DMT.
Na tarde de 12 de junho, domingo, serão bloqueadas as duas faixas da direita da Rua Marechal Deodoro, desde a esquina com a Rua Júlio de Castilhos até a frente do Santuário Santo Antônio, onde será montado o palco para a Missa campal, das 15h, e procissão no dia 13. As faixas da esquerda e o acesso à Rua Assis Brasil estarão liberados. O acesso local dos moradores está assegurado antes e após a celebração, com término previsto para às 17h. Durante a Missa solene, o acesso será somente em casos de emergência. A liberação completa da via está prevista para às 20h do dia 13 de junho, segunda-feira.
O encontro também tratou sobre a logística para a Missa de Corpus Christi, no dia 16 de junho, quinta-feira. Na manhã da quinta-feira serão bloqueadas as duas faixas da direita da Rua Marechal Deodoro, desde a esquina com a Rua Júlio de Castilhos até a frente do Santuário Santo Antônio, onde será montado o palco para a Missa campal e procissão. O acesso local dos moradores está assegurado antes e após a celebração. Às 07h, inicia a montagem dos tapetes de serragem pela via. A Missa solene será às 15h, com o bloqueio total das quatro faixas da Marechal Deodoro, de acordo com o público presente. Em ambos os dias, as ações terão o auxílio do DMT e da GCM na organização. A liberação completa da via está prevista para 19h do dia 16 de junho.
Confira abaixo a programação dos dias 13 de junho e do dia 16.
Programação do dia 13 de junho | Segunda-feira
Programação do dia 16 de junho | Quinta-feira
Ações ocorreram no Kayser e no Centro; armas, munições e máquinas caça-níqueis foram apreendidas
Técnico Roger Machado perde mais um jogador para o setor ofensivo
Contra o Figueirense, escalação pode ser a mesma que iniciou diante do Guarani
Time alviverde fez 2 a 0 sobre os cariocas
Maio deve ter chuva abaixo da média, segundo a MetSul
This website uses cookies.