Bento Gonçalves

Bento Gonçalves apresenta projeto pioneiro com Alvará Turístico

Bento Gonçalves apresenta projeto pioneiro com Alvará Turístico Bento Gonçalves apresenta projeto pioneiro com Alvará Turístico Bento Gonçalves apresenta projeto pioneiro com Alvará Turístico Bento Gonçalves apresenta projeto pioneiro com Alvará Turístico
Bento Gonçalves apresenta projeto pioneiro com Alvará Turístico
A proposta vem sendo estudada pelo Conselho desde 2017, e, através da secretaria, será implementada em 2019 (Foto: José Estefanon, especial)

De forma pioneira, a prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria de Turismo (Semtur), através de uma demanda do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) apresentaram na terça-feira (2), durante o Fórum Municipal de Turismo, o Alvará Turístico.

A proposta vem sendo estudada pelo Conselho desde 2017, e, através da secretaria, será implementada em 2019. O projeto tem como objetivo valorizar o segmento, ampliar o apoio a empreendimentos e mapear o crescimento do setor.

“Toda pessoa que pretende abrir um negócio e até mesmo os empresários atuais tem a opção de atender ou não turistas. Aquele que atende o turista será também cadastrado no Alvará Turístico. Ele recebe o Alvará de Funcionamento normalmente, mas, além disso, receberá essa distinção do Turismo”, explica o secretário da pasta, Rodrigo Ferri Parisotto.

Com a concessão do Alvará Turístico, a empresa também será cadastrada no Empreendedor Virtual. Nisso, o empresário terá uma ferramenta em que vai poder manter atualizados seus dados, incluir fotos do estabelecimento e poder se inserir nas programações de Bento. Além disso, a plataforma vai oferecer um controle de visitação daquele empreendimento, podendo registrar o número de visitantes que a empresa recebe.

Para a presidente do Comtur, Márcia Ferronato, construir junto aos 26 membros do Conselho esta proposta para encaminhar ao Poder Público a sugestão da implementação do Alvará foi um ganho coletivo. “Essa atitude simples ajudará no reconhecimento e ordenamento do setor, além de auxiliar na tomada de decisões futuras. Nós, do Comtur, estamos felizes e agradecemos ao secretário Rodrigo e demais envolvidos por acatar a sugestão do Conselho”, destacou.

O Secretário garante que o Alvará Turístico possibilitará saber quantas novas empresas abriram no setor turístico, quantas pessoas trabalham na área e a medição do crescimento, para poder definir estratégias de fomento ao ramo, não gerando custo adicional ao empreendedor.

O projeto para a concessão do Alvará Turístico foi desenvolvido em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Finanças.