
O Banco de Alimentos, ligado à Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), precisa de voluntários que possam atuar no Sábado Solidário, ação que arrecada gêneros alimentícios em mercados caxienses sempre no primeiro sábado de cada mês. O Sábado Solidário foi retomado no formato tradicional (com presença dos voluntários) no último mês de julho. De lá para cá, foram arrecadadas 18,6 toneladas de doações por meio da iniciativa, o que corresponde a 18.635 quilos. O Sábado Solidário foi instituído logo após a criação do Banco de Alimentos, em dezembro de 2005.
A próxima ação vai ocorrer no dia 06 de novembro. A equipe do Banco de Alimentos pede que as pessoas que puderem auxiliar entrem em contato o quanto antes para agilizar a organização da atividade, garantindo as doações. “Pedimos inclusive ajuda de entidades que costumam participar de ações solidárias, pois o momento é de muita necessidade em função da crise que agravou a situação das famílias; infelizmente muitas pessoas estão passando fome”, afirma o titular da SMAPA, Rudimar Menegotto. A equipe disponibiliza um número de WhatsApp para que interessados entrem em contato: (54) 98429-6291.
A presença dos voluntários nos mercados foi suspensa logo no início da pandemia. “Apenas os carrinhos ficavam na entrada para que as pessoas depositassem os alimentos. A partir da redução nas restrições, a retomada do formato presencial ocorreu justamente para estimular a doação de mais gêneros alimentícios”, diz Menegotto. Segundo a equipe, uma série de cuidados preventivos vem sendo tomados. “As ações ocorrem em locais amplos e ventilados, de preferência do lado de fora dos mercados, com uso de máscara e álcool gel. Também evitamos a distribuição de panfletos para reduzir o contato entre as pessoas”, explica.
O secretário lembra que o Banco de Alimentos tem sido imprescindível no combate à fome no Município. “Desde o começo da pandemia, já foram distribuídos mais de 1.420.280 quilos de gêneros alimentícios às 103 entidades cadastradas, o que corresponde a mais de 1.420 toneladas”, frisa.
Além do WhatsApp, outro telefone de contato é o (54) 3211-5943.