O bairro Serrano, na Zona Norte de Caxias do Sul, receberá o primeiro Bota-Fora do ano, nesta sexta-feira (19). A ação oportuniza o descarte correto de móveis, sofás, colchões, eletrodomésticos, pneus e madeiras, que podem ser colocados em frente às casas pelos moradores para o recolhimento de funcionários da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca). Os itens serão coletados nas ruas onde passa o ônibus do transporte coletivo, das 8h às 16h.
Segundo a prefeitura, o Serrano foi escolhido para abrir os trabalhos devido ao temporal que atingiu, principalmente, a localidade no último dia 3 de janeiro. Cerca de 100 casas foram afetadas pela chuva, ventos intensos e queda de granizo, situação que trouxe prejuízos não somente às estruturas, mas também a móveis e eletrodomésticos.
A ideia é que o Bota-Fora seja realizada mensalmente, com o intuito de frear o número de descartes irregulares de resíduos. O poder Executivo anunciou, em dezembro, medidas de “tolerância zero” à prática, como vigilância por meio de câmeras do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOP) e a previsão de aumento da multa aos responsáveis para R$ 17 a 18 mil.
Em 2024, devem ser contemplados os bairros Mariani, Esplanada, Cruzeiro, Aeroporto, Campos da Serra, Belo Horizonte e Cânyon, Fátima, São Victor Cohab e Vitória, Diamantino, Charqueadas e São Gabriel, Santa Fé e Vila Ipê. Conforme a administração, desde a retomada do Bota-Fora, em 2021, mais de 330 toneladas de resíduos foram coletadas.