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Autoridades da Serra Gaúcha debatem inclusão da BR-470 no projeto de concessão de rodovias

Um debate decisivo para o futuro das concessões das rodovias da região foi sediado na CIC Garibaldi na tarde de sexta-feira (3). Prefeitos, lideranças empresariais e representantes da Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados estiveram reunidos para discutir a inclusão da BR-470 no projeto de concessão de rodovias proposto pelo Governo do Estado. O presidente da CIC de Garibaldi, Tobias Debiasi, também acompanhou a discussão que teve mais de três horas de duração.

Além do secretário extraordinário de Parcerias, Leonardo Busatto, que apresentou os investimentos previstos para a rodovia caso seja confirmada sua desfederalização, o representante da superintendência do DNIT, Adalberto Urach, e o deputado federal, Paulo Caleffi, foram os principais personagens do debate.

Urach disse que o DNIT não tem previsão de investimento e nem para projetos para investir na BR-470. “A proposta de concessão é uma possibilidade de viabilizar as melhorias necessárias”, destacou, deixando claro que o Departamento é favorável à privatização da rodovia. Ele também citou que, dos inúmeros investimentos previstos em rodovias federais, nenhum deles está destinado a BR-470.

O deputado federal, Paulo Caleffi, levantou-se contrário à concessão e a instalação de praças de pedágio. Segundo ele, dizer que o Governo Federal não tem recursos para investir na rodovia não é verdade. “Está faltando dinheiro hoje, mas não vai faltar amanhã. Eu sou bolsonarista, acredito no Governo e acredito nesse Brasil”, salientou Caleffi. “Vamos ficar pagando 30 anos para 13 quilômetros de duplicação. Meus netos vão pagar porque eu já estarei morto. Será que essa conta precisa ser tão alta assim?”, questionou.

O secretário Busatto alertou que, mesmo que a BR-470 não integre o projeto, o pedágio será instalado do mesmo jeito, a diferença é que o trecho entre Carlos Barbosa a Bento Gonçalves não receberá investimentos ou manutenção.

A presidente do Corede Serra, Mônica Mattia, destacou a importância da via para a região e para o setor empresarial. “É urgente os investimentos para ampliar a capacidade da rodovia devido ao crescente número de veículos que circulam pela região”, enfatizou Mônica.

O que ficou de concreto da reunião
– O DNIT é a favor da concessão e da desfederalização e afirma não ter recursos para investir;
– Lideranças são unânimes contrários ao modelo de outorga e limitação do deságio;
– Mesmo com a retirada da BR-470 do projeto, praça de pedágio prevista para a divisa de Carlos Barbosa a São Vendelino será implantado.

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Fotos: Felipe Vicari/Grupo RSCOM

Felipe Vicari

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