Comportamento

Audiência pública vai debater ampliação da BR-448 em Portão no dia 25

Audiência pública vai debater ampliação da BR-448 em Portão no dia 25


Ampliação da rodovia está parada desde que licitação foi suspensa em 2014 (Foto: arquivo)

Uma audiência pública marcada para a próxima segunda-feira, dia 25, será realizada em Portão para tratar da ampliação da BR-448, a Rodovia do Parque, no trecho que passou a ser chamado de Rodovia da Serra, entre Esteio e Portão, emperrada desde que a primeira licitação foi suspensa, em dezembro de 2014. A audiência, convocada pela Frente Parlamentar de Apoio à Extensão da BR-448, presidida pelo deputado estadual Lucas Redecker (PSDB), deve contar com a participação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), todos os deputados da bancada federal na Câmara dos Deputados, prefeituras e câmara de vereadores dos municípios interessados, além de entidades de classe.

Atualmente, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) aguarda a conclusão do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evetea), prevista para este ano ou no máximo até o final do primeiro trimestre de 2018 para seguir com o projeto.

Depois de concluído o estudo, que custou cerca de R$ 1 milhão e está sendo realizado pelo consórcio Magna-Enecom desde 2012, será preciso alocar recursos no orçamento federal, porque não há indicação para ia obra neste ano. Desde que o edital foi suspenso, a contratação foi suspensa por falta de verbas.

Redecker destaca que a obra é de extrema importância não apenas para o Vale dos Sinos, mas também Vale do Caí, Serra e outras regiões. “Esse debate não é de um ou dois deputados, é de todo o Parlamento, em virtude da sua importância para o RS. Depois de pronto o lote 2, vamos buscar o lote 3”, argumentou o deputado.

A ampliação da rodovia prevê obras em dois lotes: o lote 2 compreende a construção de 18,7 quilômetros a partir do quilômetro 6 do trecho de Esteio até a RS-240, em Portão, trecho que é objeto do Evetea, e o lote 3, que prevê cerca de 13 quilômetros de extensão entre o final da expansão da rodovia prevista no lote 1, em Portão, até a BR-116, em Novo Hamburgo. A estimativa é de que a obra custe cerca de R$ 1 bilhão.

A extensão da 448 é considerada importante porque a rodovia cria uma nova rota entre a Serra Gaúcha e a região metropolitana da capital, e serve para a retirada dos caminhões de carga da BR-116, e ainda conta com uma característica singular, porque margeia o parque Delta do Jacuí. Por isso, a 448 é tratada como uma rodovia de classe especial tipo Freeway porque é uma estrada sem interferência urbana.