Geral

Audiência com MP solicitada por Dentinho busca definir ações emergenciais em Bento

O vereador Rafael Fantin (PSD), o Dentinho, está empenhado em auxiliar a resolver uma demanda crescente da sociedade bento-gonçalvense e que exige atenção dos poderes constituídos na cidade sem encontrar o devido amparo nas ações do Poder Público: as questões ligadas à causa animal. Depois de atuar na relatoria do projeto que instituiu o Código de Proteção aos Animais, aprovado na Câmara de Vereadores em dezembro do ano passado, o vereador entende que existem questões emergenciais que precisam ser resolvidas com urgência, sem esperar a regulamentação do código e suas consequências.

Para isso, o vereador solicitou ao Ministério Público (MP) uma audiência para debater a situação, realizada nesta semana com a participação de representantes da sociedade, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (BM) e da Procuradoria-Geral do Município (PGM). Uma das situações mais prementes debatidas no encontro se refere aos animais vítimas de maus tratos, cujo tratamento e acolhimento hoje é feito à margem do Poder Público, por cuidadores de animais e ONGs que atuam na área. Segundo Dentinho, cerca de 20 denúncias de maus-tratos e crueldade contra animais são relatadas mensalmente por moradores da cidade, mas em poucos casos os responsáveis pelos crimes são punidos, e não há apoio do Poder Público no tratamento dos animais vítimas de maus-tratos. De acordo com dados da secretaria de Meio Ambiente divulgados em novembro de 2021, 259 denúncias de maus-tratos haviam sido atendidas até o mês de setembro.

A situação se torna cada vez mais crítica para as ONGs e abnegados voluntários que atendem efetivamente as ocorrências e buscam de todas as maneiras proteger e, muitas vezes, salvar animais da morte, inclusive arcando com as despesas dos necessários tratamentos. De parte do Poder Público, o que se vê são ações paliativas e muitas vezes ineficazes, como a disponibilização de verbas para castração de animais que não atendem a totalidade da demanda. Quanto a ações para coibir maus-tratos ou fazer frente a estas situações, nada se tem registrado além de disponibilizar mecanismos para recebimento de denúncias. Não há na cidade o recolhimento de animais de rua, um canil público ou um centro de zoonoses, nem tampouco há participação da prefeitura no tratamento de animais vítimas de maus-tratos.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Claudiomiro Dias, um novo edital de chamamento para o cadastro de clínicas veterinárias deve conter também, além das verbas para castração, recursos para o tratamento de animais vítimas de maus-tratos. Para a promotora de Justiça Carmen Lúcia Gonçalves, a questão exige uma resposta imediata do Poder Público. Para isso, ela solicitou que, em dez dias, a prefeitura encaminhe cópia de documentos, como o novo edital a ser publicado em breve, e marcou uma nova audiência para o dia 7 de março.

Dentinho defende que o Poder Público tem responsabilidade sobre o caso que envolve o abandono de animais e de animais vítimas de maus-tratos. Ele se baseia no preceito constitucional que estabelece que os animais são tutelados pelo Estado, a quem cabe a função de protegê-los. “Diante disso, acreditamos que o Ministério Público precisa entender a situação e agir no sentido de propor um ajuste com a prefeitura para garantir o enfrentamento emergencial desta situação, realizando, por exemplo, convênios com clínicas e hospitais veterinários para o tratamento de animais vítimas de maus-tratos.

Gerson Lenhard

Jornalista com atuação em jornais por 25 anos e experiência de mais de 12 anos em rádio. Acompanha a política nacional e o mundo dos negócios, especialmente em Bento Gonçalves.

Recent Posts

Empresárias são homenageadas na 21ª edição do Mérito Empreendedora da CIC Caxias

Evento reconheceu quatro líderes femininas nas áreas da indústria, comércio, serviços e educação em noite…

23 minutos ago

Gato pode mesmo tomar leite? Descubra os riscos e benefícios

Durante muito tempo, a imagem clássica de um gatinho lambendo um pires de leite ficou…

1 hora ago

Polícia Civil realiza operação contra facção que lavava dinheiro com aluguel de imóveis no Litoral do RS

Mandados foram cumpridos em Canoas, Alvorada, Portão, Arroio dos Ratos, Charqueadas, Tramandaí, Imbé, Capão da…

1 hora ago

Seu cachorro rosna quando é contrariado? Veja como lidar com isso

Seu cachorro rosna quando é contrariado? Descubra o que isso significa e como lidar com…

2 horas ago

Diocese de Caxias do Sul cria comissão para combater abusos sexuais

Iniciativa busca trabalhar de forma preventiva e facilitar a realização de denúncias sobre possíveis abusos…

2 horas ago

Arroio do Sal implementa serviço de aviso sobre marcação de consultas pelo WhatsApp

Outra novidade é que mais três médicos clínicos passam a fazer parte do Posto 24h

2 horas ago

This website uses cookies.